TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatorio De Traino Ao Bebedouro

Pesquisas Acadêmicas: Relatorio De Traino Ao Bebedouro. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/6/2014  •  981 Palavras (4 Páginas)  •  750 Visualizações

Página 1 de 4

I – Descrição da atividade experimental;

O relatório aqui descrito visa registrar o comportamento do sujeito experimental, após o clique do bebedouro e a liberação do reforço. A intenção é treinar a cobaia para que se aproxime do bebedouro, quando ouvir o clique do mesmo. Observa-se, que o ruído do clique pode ser aversivo e gerar respostas emocionais, alterando os comportamentos do animal.

Para a prática experimental do comportamento, descrita aqui, a cobaia foi o rato albino, da raça Wistar do sexo masculino com média de três meses de idade, a mesma ingênua, privado de água por 40 horas. Ressalta-se que o experimento com esse animal esta regido legalmente pelo código de ética e realizou-se no laboratório da Faculdade Santo Agostinho. Sendo o mesmo composto por bancadas, e uma caixa de Skinner para cada dupla de experimentadores.

Antes do inicio da sessão verificou-se a caixa de Skinner, solicitando, o rato ao bioterista, zerou-se o tempo e a cobaia no controle, começando o registro. Para o procedimento descrito, foram realizadas três sessões, A primeira sessão do treino ao bebedouro ocorreu no dia16/04/2014 das 14h00min ás 15h40min, sendo a segunda sessão no dia 23/04/2014, das 14h32min ás 15h42min e a terceira e última sessão no dia 28/04/2014 das 16h10min ás 17h40min. Todas na câmara experimental n°4.

Utilizou-se ficha de registro, lápis e borracha. A chave de controle do bebedouro encontra-se no modo manual, onde um observador controla o tempo e o reforço e o outro observador relata os comportamentos na ficha de registro, o primeiro reforço foi liberado quando a cobaia se encontrava em uma distancia moderável do bebedouro onde se esperou um tempo de 10 segundos para a mesma encontrar a água, porem as primeiras tentativas foram falhas, tendo assim que liberar reforço a cada 3 segundos para o animal associa o ruído do clique à água.

Diante da execução da pratica, observaram-se as VD, andar, farejar, erguer-se tocar a barra, e as VI, privação, e o clique analisando assim como as VI podem afetar as VD. Baseado nos dados da prática de treino ao bebedouro problematizou-se: A privação exerce qual função sobre o comportamento do sujeito? A privação aumenta a probabilidade do sujeito em deslocar-se em direção ao bebedouro em um intervalo de tempo cada vez menor; A privação de água diminui os comportamentos exploratórios.

II – Objetivos da pratica;

O objetivo da prática é eliminar as respostas emocionais do sujeito experimental ao ouvir ruído do bebedouro, como por exemplo: Encolher-se no canto da caixa, urinar, defecar, afastar-se da barra, afastar-se do bebedouro, tremer e eriçar os pelos, ao ouvir o som do bebedouro; Determinar como o estímulo ruído adquire as propriedades de controle discriminativo, uma vez emparelhado ao reforço primário da água e treinar o sujeito experimental a discriminar o bebedouro.

III – Analise dos resultados;

De acordo com a tabela 1, na primeira sessão do treino ao bebedouro (16/04/2014), nos primeiros cinco reforços o tempo de reação variou entre 9, 4, 3, 1, o rato estando com o focinho na terceira barra de frente para o bebedouro, nas ultimas quatro tentativas, o rato encontrava-se na sexta barra, somente uma vez na quinta de frente para o bebedouro.

Na segunda sessão (23/04/2014) Nas primeiras tentativas o tempo de reação variou entre 9, 7, 6, 1, estando na maioria das vezes com o focinho na quinta barra de frente para o bebedouro, nas próximas tentativas exigiu-se que o sujeito estivesse na sétima ou oitava barra de costas para o bebedouro, e o tempo de reação variou

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com