TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha - Maria Antonietta

Por:   •  11/9/2019  •  Resenha  •  421 Palavras (2 Páginas)  •  178 Visualizações

Página 1 de 2

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE – CAA)[pic 1]

Joadson Matteus da Costa Santana

História da moda

Design 2016.1 / Tarde

Geni Santos

A imposição de Maria Antonieta pela moda

Nem a mais polemica dentre as rainhas do século XVII foi a protagonista de tantos escândalos e conspirações quanto a austríaca Maria Antonieta, esposa de Luís XVI rainha da França.

Em uma das cenas no filme a rainha Maria Antonieta é totalmente despida de sua identidade, e também literalmente, austríaca e vestida com uma nova identidade francesa, nesse momento é evidenciado a importância da moda francesa na construção da sua imagem – Maria Antonieta como vitrine da França –. Mesmo sendo o centro de polemicas por quebrar regras da corte pela sua vestimenta e atitude, a rainha é mais conhecida por seu exagero seja pela modas nas perucas, seus vestidos e sapatos que seu discurso pela moda fica sufocado, tanto por polemizar ao usar uma roupa de montaria com cortes masculinos e a sua fase mais “livre” no Petit Trianon, se rebela contra a atmosfera conturbada de Versalhes. A apropriação da moda pela Antonieta foi de um caráter de imposição tendo em vista que a rainha era mal vista pela corte aristocrata residente do opulento palácio de Versalhes por não ser francesa. Ela usou a moda para se afirmar como como rainha absoluta ditando a moda que a França deveria seguir.[pic 2]

A aristocracia francesa era conhecida por suas centenas de regras e protocolos, enquanto residia no palácio a rainha seguia as normas que eram lhe aplicadas, quando Maria Antonieta se muda para o Petit Trianon surge um nova rainha pela moda, uma rainha de poucas cores e adorno, com roupas suaves e confortáveis, etc. Além de usar a moda como algo para se impor diante a aristocracia ela rainha usou a moda como uma bela expressão do seu interior e vivência.

CONCLUSÃO:

A rainha Maria Antonieta foi a última rainha da França, porém a primeira do reinado da moda. Sua grande influência dentro da sociedade aristocrata do século XVIII, mesmo que ainda tenha causado alguns alvoroços é inegável a disseminação de moda de Antonieta na sua época, mas sua grande contribuição para campo estético é o discurso contestatório que era encontrado em suas vestimentas, a moda e as transições da sociedade no abito de pensar, agir e fazer andam juntas graças a primeira rainha da moda.

REFERÊNCIAS:

WEBER, C. Rainha da moda: como Maria Antonieta se vestiu para revolução. 1°. ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2006.

MARIA Antonieta. Direção: Sofia Coppola. Produção: Sofia Coppola. [S.l.]: Columbia Picture. 2006.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (96.7 Kb)   docx (40.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com