TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Norte Americana

Por:   •  17/5/2022  •  Trabalho acadêmico  •  691 Palavras (3 Páginas)  •  92 Visualizações

Página 1 de 3

SEMINÁRIO I

Resenha Pesquisa Norte Americana

O século XX começou com a mídia conquistando espaço na sociedade. Filósofos, sociólogos, cientistas e matemáticos perceberam esse fenômeno. Estavam preocupados com os caminhos que a mídia poderia tomar diante do autoritarismo, então, se propuseram a criar pesquisas visando compreender os efeitos que as mensagens ao serem transmitidas geravam aos indivíduos que as consumiam.

Na Escola de Chicago, pesquisadores como Robert Ezra Parker, Ernest Watson Burgess e Charles Houghton Cooley utilizaram a própria cidade de Chicago como parâmetro observacional para as Comunicações. Com o passar das décadas, novos campos de estudo surgiram, como: a Semiótica, que estreou por Charles Pierce; o Interacionismo Simbólico de Herbert Blumer; e as Escolas de Palo Alto iniciadas por Gregory Bateson, Erving Goffman e Paul Watzlawick Continuação da comunicação social.

Contudo, esses estudos encomendados por grandes instituições, se restringiram às áreas das quais eram oriundas, e não houve internacionalização destes estudos, por consequência disso, estes desenvolveram-se marginalmente e não exerceram influência mundial. Então, ocorria entre os anos de 1920 e 1960, o chamado Mass Communication Research, um campo de estudo que possui fusão entre as ciências exatas e humanas direcionado para a comunicação, para fins de orientar de forma prática modelos comunicativos que fundamentam estas pesquisas.

O Mass Communication Research era demarcado por três grandes fórmula que davam suporte às conquistas de resultados destes campos. A teoria da Informação, Corrente Funcionalista e Teoria Hipodérmica.

A Teoria da Informação, também conhecida como Teoria Matemática da Comunicação, era proposta pelos engenheiros matemáticos Claude Shannon e Warren Weaver, entendia a comunicação como um processo de transmitir uma mensagem por uma fonte de informação, sendo ela através de um canal a um destinatário. Já a Corrente Funcionalista, criada pelo Harol Lasswell, observava a relação entre os indivíduos, comunicação de massa e sociedade visando um equilíbrio social através de teorias sociopolíticas para que esses estudos se estruturassem.

Na Teoria Hipodérmica, originou-se a Segunda Guerra Mundial, compreendendo que a mensagem enviada do emissor ao receptor, dependendo do contexto, é realizada sem filtro, sendo assim, não é considerada uma comunicação completa.

Os meios de comunicação se concentram nos recursos causam impacto; essa teoria pretende estudá-los e torna importante a crescente expressão das indústrias culturais da Escola de Frunkfurt. Outrossim, a mídia visual foi vista como a única mídia considerada efeito, enquanto que os efeitos visuais eram iguais,  caracterizados apenas por gênero, faixa etária e classe socioeconômica.

O "Fluxo Duplo" proposto por Paul Lazarsfeld, tinha ponto de partida da comunicação mídia-líderes de opinião e líderes de opinião-pessoas. Além disso, de acordo com o sistema, o conteúdo fornecido pela mídia a esses líderes determina a quantidade de conteúdo distribuído ao público entre esses líderes.

A Teoria dos Efeitos Limitados tem uma abordagem psicológica que estuda a relação do indivíduo em um grupo, para determinar seu comportamento e sua motivação em relação ao exterior, diferenciando a experiência de cada indivíduo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)   pdf (35.7 Kb)   docx (8.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com