TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha do livro: Norma Culta Brasileira

Por:   •  10/9/2018  •  Resenha  •  535 Palavras (3 Páginas)  •  882 Visualizações

Página 1 de 3

Resenha do livro “Norma Culta Brasileira: desatando alguns nós” de Carlos Alberto Faraco

Por:

Camila Cardoso de Mesquita

(aluna regularmente matriculada no curso de Graduação em Comunicação Social, DRE 116182049)

Trabalho apresentado à Profa. Aline Ponciano, na disciplina Língua Portuguesa I.

Universidade Federal do Rio de Janeiro – Escola de Comunicação

2º semestre / 2016

FARACO, Carlos Alberto. Norma Culta Brasileira: desatando alguns nós. São Paulo: Parábola Editorial, 2008.

Somos falantes esquizofrênicos. Essa é a maior definição do que é o brasileiro, visto que estudamos uma gramática que não nos contempla. A partir dessa afirmação, Faraco retrata a “norma culta” como uma inveção, bem como ela é, visto que a língua sendo forma de poder e barreira excludente, a manutenção da mesma que deve ser padrão se torna forma de manipulação.

No livro Norma culta Brasileira: desatando alguns nós (Parábola, 2008) o autor fará uma clara distinção entre “norma culta” e “normal gramatical”, como ele bem inicia o texto explicando o conceito de norma: “que surgiu da necessidade de estipular um nível teórico de captar, pelo menos em parte, a heterogeneidade constitutiva da língua”. Até então é um conceituo que nasce para auxiliar na compreensão da língua em toda a conjuntura, porém a norma também delimita, exclui e principalmente classifica, definindo quem é apto ou não.

O principal problema no estudo da gramática no Brasil é o fato de se estudar uma gramática de origem intrinsicamente portuguesa, visto que com a vontade de trazer a realidade europeia para a realidade brasileira, os intelectuais na reforma da gramática brasileira trouxeram regras utilizadas em Lisboa na mesma época. Um brasileiro não falará “dê-me isto” com tanta naturalidade quanto um português o faria. A necessidade de embranquecer a população e tornar as terras que Pedro Álvares Cabral descobriu um país de raça pura, fez com que a elite tornasse até mesmo a língua que falam algo classicista e elitizado.  

A partir disso, o autor explicará a forma como ocorre o preconceito linguístico. Norma padrão é a norma que está na gramática, em que dita regras e explica usos específicos da escrita como próclise, mesóclise e ênclise. Já a norma culta é a norma falada por todos os falantes cultos, aqueles que tem o mínimo de escolaridade.

Com o conceito de “norma culta”, Faraco fará o debate que a língua se tornou objeto de prestígio, visto que os grande estudiosos e acadêmicos não utilizarão a norma gramatical. Dito isto, o autor afirma que o “falar culto” nada mais é do que a população urbana fala. No meio formal, a norma padrão que será utilizada. Não cabe aos mais “cultos” utilizarem um linguajar tão simples.

Neste livro, Carlos Alberto trará diversos motivos que nos levam a crer que o maior motivo do preconceito linguístico e língua ainda ser tratada como forma de manipulação é o ensino da mesma. Uma sociedade que tem acesso igualitário a informação e estuda a gramática do que é falado no dia a dia nunca tratará como diferente aquele que não tenha o mesmo nível de instrução quanto o ensino da linguagem. Durante todo o texto, percebe-se que a língua, mesmo sendo heterogênea, possui suas singularidades. Não faz sentido para um brasileiro estudar o que só um português fala. Caso isso mude, deixaremos de ser falantes esquizofrênicos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (107 Kb)   docx (11.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com