TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo Duelo de Titãs

Por:   •  30/5/2017  •  Resenha  •  655 Palavras (3 Páginas)  •  798 Visualizações

Página 1 de 3

O filme é narrado pela filha do técnico Yoast, contando a história que havia se passado 10 anos da data que o filme se inicia (1981).

A história se passa em 1971, onde os EUA viviam uma grande turbulência entre negros e brancos, mas havia uma tentativa de acabar com essa situação, colocando negros e brancos na mesma escola, além disso, no mesmo time do futebol americano. Para essa missão foi contratado um técnico negro Herman Boone, que substituiria o técnico principal, o famoso e idolatrado pela cidade técnico Yoast.

Yoast era um técnico bem sucedido e querido por seus jogadores e pela comunidade, vivia com sua filha Sheryl, que também era apaixonada por futebol americano e acompanhava o pai por todos os lugares, jogos e treinamentos. A chegada do técnico Boone, e a notícia de que Yoast não seria mais o técnico principal causou uma onda de revolta na cidade, onde os moradores e jogadores não aceitaram de primeira que o novo treinador seria um negro, por outro lado a comunidade negra estava em festa e cheia de expectativa.

Boone veio de outra cidade, de passagem por times e ligas menores, com um bom currículo como treinador, mas com muita desconfiança pela sua cor, porém aos poucos foi mostrando em atitudes a sua competência e o seu espírito de união entre negros e brancos. A sua primeira grande atitude foi chamar o técnico Yoast e seu assistente para integrarem a sua comissão técnica, que contava com o seu outro assistente, também negro.

Na concentração preparatória para a campanha do time no ano foi que mostrou o seu verdadeiro trabalho e sua grande intenção naquela nova experiência que estava vivendo, colocou em prática várias técnicas de aproximação e respeito mútuo entre seus atletas, colocando negros e brancos todos como iguais, colocando em quartos juntos, incentivando que trocassem experiência e até mesmo sua cultura, destacou líderes que o ajudaram a controlar e a incentivar essa aproximação.

No início do ano letivo a cidade voltou ao caos por agora negros e brancos estarem estudando juntos, mesmo assim o time procurou se manter unido para vencer os seus jogos, além de tudo a comunidade queria derrubar o técnico Boone, mas com a ajuda e a aproximação de Yoast as coisas continuaram caminhando bem, o time passou a vencer os jogos e os jogadores negros passaram a ser um pouco mais respeitados pela comunidade branca, mesmo assim ainda havia intolerantes que não aceitavam negros nem mesmo no mesmo bar que os brancos.

Nesse time a amizade entre Big Ju (quer era negro) e Bertier (que era branco) se destacou, os dois passaram a conviver juntos e até mesmo frequentar a casa um do outro, eles eram como se fossem os “líderes” de negros e brancos, ajudavam os técnicos nessas relações conturbadas entre os jogadores. Dias antes da final um grave acidente deixou Bertier paraplégico abalando emocionalmente todo o time, que mesmo assim foi jogar contra o melhor time do campeonato que tinha também tinha um técnico considerado o melhor.

Passado tudo isso os técnicos Boone e Yoast já haviam ganhado o respeito um do outro e nesse jogo mais do que nunca se ajudaram para que o time se sagrasse campeão da temporada, com os dois trabalhando juntos, o time venceu e mostrou a força que tinham quando todos jogam pelos mesmos objetivos, não importando a cor de cada um. Depois disso o técnico Boone que chegou com tantas dúvidas ganhou a confiança e os aplausos de toda a comunidade branca, e se tornou grande amigo do técnico Yanes.

Assim voltamos para a data do início do filme (1981) onde todo o time e a comissão técnica estão reunidos em um enterro, que é de Bertier que sofreu outro acidente de carro e acabou falecendo, mostrando que mesmo 10 anos depois daquele ano histórico pra vida de todos, as amizades continuaram entre negros e brancos, mudando assim completamente a vida de todos daquela comunidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (42.9 Kb)   docx (11.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com