TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo Os anos Jk

Por:   •  23/5/2016  •  Resenha  •  423 Palavras (2 Páginas)  •  5.331 Visualizações

Página 1 de 2

Nome: Jéssica Costa Soares Ra:55023

Propaganda Política

Os Anos JK

      O documentário, Os Anos JK mostra a trajetória do ex-presidente   Juscelino Kubitschek na política brasileira,  as crises que enfrentou. Juscelino foi médico, telegrafista auxiliar, prefeito, deputado, governador  e presidente da república.

   Após o suicídio de Getúlio Vargas,  o vice-presidente Café Fillho assumiu  seu lugar. Juscelino se tornou um candidato para concorrer a presidência  porém  as forças armadas tentaram eliminar ele da disputa, mas JK resistiu as ameaças. Juscelino fez uma aliança com o partido PSD com o PTB tornando João Goulart candidato  à vice-presidente.

    A proposta de Juscelino era uma evolução de 50  para 5 anos. Ele ganhou as eleições com 36% de votos porem JK foi deposto mas com o apoio de Lott, conseguiu  a presidência.

   Juscelino viajou para o exterior em busca de apoio internacional nos Estados Unidos, Alemanha e Vaticano. JK achava que o Brasil precisava de tecnologia e do capital estrangeiro, então ele investiu em automóveis. Com Juscelino a população deixou o litoral, rumo ao centro do país. JK fez a nova capital em Brasília.

   Com apenas duas semanas após a sua posse, Juscelino enfrentou a sua primeira crise política militar. Uma de suas crises foi em 1957,quando  a situação do nordeste se tornou algo alarmante, seca, fome e  desemprego tomaram conta da região. Altos e baixos foi o mandato de JK.

    No final de sua presidência Juscelino Kubitschek, inaugurou Brasilia em 1960 e aos poucos JK foi se despedindo do governo seguro que sempre deixou a nação julgá-lo.

    Com 6 milhões de votos Jânio Quadros venceu a presidência, mas a sua atuação não foi tão boa, tudo que ele conseguiu  se perdeu. Com  menos de quatro anos de existência, Brasília era tomada de soldados.

  Juscelino e Ademar foram caçados,  acusados  que eles eram corruptos. Diariamente Juscelino ia depor, mas ele não aguentou por muito tempo essa situação e se recusou a ir, JK pensava em suicídio. Companheiros de Juscelino, agiram  para que outra tragédia não acontecesse se referiam ao provável suicídio. Então eles conseguiram fazer com que JK e sua esposa Sara fossem para Europa com segurança.

    Longe a política Juscelino Kubitschek, se tornou um empresário e em 1976, JK faleceu em um acidente de carro. Uma jornada longa e de certa forma bonita.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (47.3 Kb)   docx (9.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com