TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo sobre agências de propaganda

Por:   •  10/11/2016  •  Pesquisas Acadêmicas  •  929 Palavras (4 Páginas)  •  246 Visualizações

Página 1 de 4

Fichamento Capítulo 4 – A Agência de Propaganda.

A agência de propaganda é uma organização voltada para a especialização de artes e técnicas da propaganda, para com isso prestar serviços para anunciantes de diversos setores.

Por conta da ética, a agência atende a apenas um cliente ou marca de cada ramo, de forma que não trata a dois interesses iguais, ou seja, produtos concorrentes.

• A Maior Função da Agência é Criar Propaganda.

Além do planejamento da comunicação publicitária, criação apropriada, produção física interna e externa, estudo e plano das melhores alternativas de uso dos veículos, encaminhamento para veiculação das mensagens, e aferição do resultado de todos os esforços, a maior função é sem dúvida a criação das melhores alternativas de propaganda para cada problema levantado pelo cliente. Apesar de todas as outras tarefas dentro de uma agência serem igualmente importantes, a criação, sem dúvida, é a onde reside a maior dificuldade do trabalho, pois é dela que saem as ações efetivas de comunicação que obterão sucesso.

• A Estrutura Básica de Uma Agência.

Uma agência de propaganda se estrutura essencialmente em função de três etapas de trabalho: atendimento/planejamento, criação e mídia.

Atendimento/Planejamento – tarefa de assistência ao cliente. Estudo de suas características, compreensão de seus problemas e oportunidades, planejamento dos trabalhos e tarefas a serem realizados para a solução dos problemas.

Criação – fase da geração de ideias, temas, slogans, expressões, textos, ilustrações, anúncios, filmes, sons, e todas as muitas formas de comunicação a serem combinadas e empregadas na transmissão das melhores mensagens publicitárias.

Mídia – fase de seleção dos veículos de comunicação mais adequados para atingir o público alvo nos momentos mais propícios. Buscando sempre a maneira mais econômica e efetiva.

Quando a agência é mais sofisticada existem também áreas especializadas em pesquisas, produção gráfica, eletrônica e digital, tráfego de trabalhos e até outras ferramentas de comunicação (relações públicas, promoção e merchandising).

• Os Muitos Tipos de Agências.

Existem desde os pequenos tipos de empresas (às vezes até com uma pessoa só, e claro, trabalho mais limitado) até as maiores e grandes organizações multinacionais.

Há também um tipo de agência denominada “agência de classificados”, cuja tarefa é a intermediação de pequenos anúncios para jornais, revistas e outros meios, como o digital.

• Os Modelos-Padrão de Agências.

Três tipos de agências geralmente encontradas nos mercado brasileiro:

Agência Pequena – atendimento, criação, mídia e administração.

Agência Média – conta com os mesmos quatro departamentos da agência pequena, mas com mais quatro subdepartamentos: pesquisa (ligada ao atendimento), estúdio e produção (ligada à criação), e tráfego (administração).

Agência Grande – funciona com todas os departamentos da agência grande e pequena, mas com áreas subordinadas à presidência ou gerência geral do escritório (quando possuem mais de uma unidade operacional).

• Atendimento/Planejamento: Um dos Principais Departamentos da Agência.

Setor que presta assistência aos clientes, administrando as contas publicitárias dentro da agência. O relacionamento agência-cliente é obrigação do atendimento, assim como o acompanhamento das tarefas subsequentes, que deve manter o cliente sempre bem informado.

• Criação: A Alma da Agência.

A criação é a essência da agência. Sua função é criar ideias para serem transformadas em slogans, temas publicitários, anúncios para jornais e revistas, comerciais para rádio, TV e cinema, cartazes e outras mensagens publicitárias. A criação trabalha a partir do planejamento desenvolvido pelo atendimento. Em geral existe

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)   pdf (67.8 Kb)   docx (11.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com