TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Simonal documentário

Por:   •  1/12/2015  •  Resenha  •  423 Palavras (2 Páginas)  •  195 Visualizações

Página 1 de 2

“Descendo a rua da ladeira”- Sá Marina.

Falar que foi uma descida de ladeira a carreira de Simonal é eufêmico. O melhor a ser usado é uma capotagem sem fim. Um dos maiores fenômenos brasileiros no século XX foi esquecido e retirado do vocabulário por uma geração e extinto da atual geração.

Uma falha nas informações repassadas ou uma realidade omitida pelo cantor? Uma história que infelizmente nunca teremos respostas. A duvida permanecerá na cabeça de muitos brasileiros fãs de Simonal que se decepcionaram com os fatos ocorridos. A trajetória do cantor não foi apenas lembrada pelo suposto envolvimento com o Governo Militar mas marcada por Simonal ter sido o cantor mais popular da década de 60 e um dos maiores artistas influentes do Brasil. Nascido em uma família pobre e negra ele teve um crescimento rápido no meio musical pela sua genialidade como cantor e uma pessoa que cativava o público com seu jeito de ser. Chico Anísio disse que um dos grandes êxitos do cantor foi o comando sobre a plateia e isso pode ser visto na sua apresentação no Maracanãzinho, onde o cantor se consagrou.

Segundo o documentário havia uma desconfiança com todos, não sabiam quem era contra ou pró regime e a população sentia falta de um líder das massas que se oponha contra o regime. Como dito pelo Castrinho, não tinha como ele segurar um fuzil e ir contra o Governo Militar. Outro exemplo de uma figura que não tomou as rédeas contra a ditadura em público foi o jogador Pelé mas ele não se envolveu em nenhum escândalo e seu nome é difundido até hoje.

O documentário não deixou claro a veracidade dos fatos. Opiniões divergentes, que o defendiam e o incriminavam. Todo brasileiro que o acompanhou na época deve levar consigo aquela angustia de não saber a real verdade, se ele fez parte do Governo Militar ou foi apenas um músico revoltado com o desaparecimento do seu dinheiro sendo por desvio de seu contador ou pelos seus gastos excessivos. Simonal era um homem que gostava de esbanjar seu poder aquisitivo, como na compra de três Mercedes e talvez a falta do dinheiro em certa hora levou-o a acusar seu contador.

Prefiro não julgar Simonal se ele esteve correto ou não. Seu talento é incontestável mas digo que a situação toda “Fez o povo inteiro chorar”, por não sumir apenas um cantor mas uma ícone brasileiro que foi relembrado em um bom documentário.

Queria abrir este espaço para dizer que Simonal foi homenageado no Rock in Rio, dia 29/09.

Victor Araújo Bustamante

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (31 Kb)   docx (10.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com