TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sinalização - Elementos de Comunicação

Por:   •  28/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.118 Palavras (5 Páginas)  •  197 Visualizações

Página 1 de 5

A comunicação é algo que está essencialmente presente em todos os lugares: seja em uma conversa entre duas pessoas, seja em uma música, seja em uma sirene de ambulância, seja quando alguma pessoa está gesticulando algo uma para outra pessoa ou para um grupo de pessoas, seja em um anúncio publicitário, seja por placas que nos sinalizam algo, como as placas de trânsito.

Tudo ao nosso redor contém algum tipo de comunicação, seja ela sonora, visual, social, verbal, etc. A comunicação em si é o compartilhamento de ideias, informações, sentimentos, servindo para que as pessoas relacionem entre si, transformando-se de maneira mútua em conjunto com a realidade que lhes rodeia. A comunicação não existe como si mesma, como se fosse algo separado da sociedade. Não há como existir comunicação sem sociedade e sociedade sem comunicação. (BORDENAVE, 1997). Para se haver comunicação, é necessário sempre haver um emissor, um receptor, e uma determinada mensagem a ser enviada através de códigos.

E é assim o caso da comunicação visual, que no caso, é a forma de se comunicar por intermédio de elementos visuais para poder expressar ideias. Entre os elementos que podem ser usados como comunicação visual estão os signos, as imagens, os vídeos, os desenhos, os gráficos, etc.

A comunicação visual é considerada como parte fundamental da nossa sociedade, e está sempre sendo aplicada em todos os lugares, como nas diversas peças publicitárias, como outdoors e propagandas de TV; como nas placas de sinalização, como até mesmo em signos culturais, tal como as cruzes no topo das igrejas católicas. Os principais profissionais responsáveis pela comunicação visual presente na nossa sociedade moderna são os designers gráficos, que atuam como conciliadores de aspectos sócio-culturais de um público alvo à mensagem enviada.

Na comunicação visual, existem alguns elementos básicos, apontados por Dondis (1991), que, mesmo sendo poucos, são a matéria-prima fundamental de toda informação visual em termos de opções e combinações seletivas: 

• Ponto: o ponto é a unidade visual minima e a mais simples existente. É um elemento que tem grande poder de atração visual, seja de maneira natural, seja ele colocado pelo homem para algum determinado fim. É um elemento que, além de atrair, ele dimensiona a visão.

• Linha: quando se há uma enorme proximidade entre os pontos, a ponto de se tornar impossível poder identificá-los de maneira individual, estes pontos acabam por se transformar em um outro elemento visual: a linha. Pode-se afirmar que a linha em si é um ponto em movimento. É um elemento que transmite movimentação, energia e delicadeza; e, apesar de ser um elemento flexível, a linha é meramente decisiva: ela tem propósito e direção, ela segue para algum lugar.

• Forma: É um elemento formado e articulado por linhas, cujas formas básicas são o círculo, o triângulo e o quadrado. Essas três formas básicas são atribuídas a uma grande quantidade de significados: o quadrado é normalmente associado a honestidade e ao equilíbrio; o triângulo é associado à ação, ao conflito, a tensão, e o círculo é associado a proteção, infinitude e a calidez.

• Direção: Um detalhe que pode ser percebido nas formas é que elas expressam algumas direções básicas, porém muito significativas: o quadrado carrega a direção vertical e a horizontal; o triângulo, a direção diagonal; e o círculo, a curva. As direções visuais carregam uma forte associação significativa: as direções horizontais e verticais carregam uma sensação de equilíbrio; a diagonail transpassa a ideia de estabilidade; e a curva transpassa a ideia de abrangência e repetição.

• Tonalidade: é o elemento que compõe a gradação, a variação de luz no ambiente. O tom é um excelente instrumento para expressar aos nossos olhos uma dimensão ambiental, uma vez que, com um fundo tonal, ele nos passa uma aparência de realidade através da sensação de luz refletida e sombras projetadas.

• Cor: a cor é um elemento visual complexo, um elemento visual fortemente emocional, carregado de informações, e que tem uma forte influência psicológica no ser humano. A cor é um elemento carregado de inúmeros simbolismos: como na cor

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)   pdf (122.7 Kb)   docx (13.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com