TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sinestesia e Convocações Sensoriais em Design Gráfico

Por:   •  18/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.379 Palavras (6 Páginas)  •  406 Visualizações

Página 1 de 6

UNIVERSIDADE FEEVALE - NH



ICHLA – Curso Superior de Tecnologia em Design Gráfico



Disciplina:  Fundamentos da Cor               Professora: Rosana Krug


Sinestesia e Convocações Sensoriais em Design Gráfico -

Para comunicar-se o design gráfico utiliza especialmente recursos visuais, entretanto a inter-relação entre público e objeto possibilita a apreensão das informações através dos cinco sentidos: visão, audição, tato, olfato e paladar. No design gráfico isso se reflete em diferentes métodos e técnicas gráficas que, através da visão, estimule outros sentidos e assegure que o objeto seja visto, compreendido, sentido e reinterpretado através da multisensorialidade. Assim, quando uma modalidade sensorial dispara outra modalidade sensorial, produz-se uma sinestesia. A sinestesia na comunicação visual é, portanto, a transposição de códigos e linguagens de estímulos táteis, olfativos, gustativos e/ ou auditivos, em códigos e linguagens visuais.

Além dessas possibilidades de recodificação sinestésica, muitas peças publicitárias são compostas diretamente por estímulos não visuais, como a música e o movimento em web sites e vinhetas para TV, ou texturas, sensações térmicas e até mesmo cheiros em superfícies e tintas especiais.

A origem do vocábulo vem da soma das palavras gregas syn, que significa junto, e aisthesis, sensação, percepção. Sinestesia quer dizer, portanto, junção de sensações.

A sinestesia é considerada metafórica: “[...] sensação associada à determinada modalidade sensória é traduzida em signos relativos a uma modalidade diversa.” (BASBAUM: 2002, p. 27). A sinestesia é a relação subjetiva que se estabelece espontaneamente entre uma percepção e outra, pertencente ao domínio de um sentido diferente. É quando atribuímos espontaneamente ou deliberadamente uma cor ou forma a um sabor, som, imagem, paladar ou tato.

Enquanto metáfora a sinestesia refere-se às relações entre os sentidos e suas representações nas linguagens por cruzamentos biológicos e culturais. Na teoria das associações adquiridas os condicionamentos culturais dos sentidos foram demonstrados em testes sinestésicos realizados pelos cientistas Zellner e Kautz. Ao relacionarem olfato e cor, as substâncias líquidas coloridas induziram à percepção de aromas, enquanto as substâncias líquidas incolores, como a água, não foram associadas a odores e sabores.    

Para Basbaum o que denominamos de sinestesia seria uma pseudo-sinestesia, uma vez que o vocábulo é, segundo a medicina, uma patologia neurológica, quando impressões sensoriais são disparadas pelo cérebro seguidamente, de forma intensa e mesmo perturbadora. Porém o autor reconhece que a percepção trabalha de forma integrada e seria improvável pensar que as fruições estéticas ocorram totalmente isentas da participação de associações sinestésicas.

                                                                                                                 

De natureza pré-discursiva, a estesia, que está na raiz do termo sinestesia, diz respeito à percepção, aos cinco sentidos do corpo em sua capacidade de serem convocados quando em contato e interação com as qualidades da matéria, sejam imagens, objetos ou sujeitos do mundo. O corpo tocante é tocado pela matéria ao produzir estesia, seja pelo contato agradável ou desagradável. Assim, a estesia é entendida como a parte sensível e pré-verbal da produção do sentido, da significação.

 Maurice Merleau-Ponty, filósofo cuja obra fundamenta-se na significação que surge da interação corpo-mente, concebendo a percepção corporal como um todo, afirma que:  

O corpo é, ao mesmo tempo, consciência e matéria, sujeito observador e objeto observado. (...) O corpo é uma ancoragem espaço-temporal que serve de ponto de referência central ao processo perceptivo. Faz do mundo sua extensão periférica na mesma medida em que o mundo o possui como centro.

( MERLEAU-PONTY apud TATIT, 1996, p. 202 ).

O mundo percebido é um mundo intercorporal, espaços, tempos, dimensões, posições, formas, figurativizações e matérias estão ancoradas, relativizados por nosso corpo, único referente possível em relação aos outros corpos e paisagens, ao mundo como um todo. Nesse aspecto é preciso ter claro que, mesmo tendo um objetivo claro na comunicação visual, há o fator de subjetividade inerente ao ser humano, o que muitas vezes irá gerar interpretações e novas significações por parte do receptor da mensagem.

2.

Com o propósito de comunicar e sensibilizar, o design gráfico pode usar diversos elementos que compõe a peça, ou seja, é o como diz o que diz através do uso da forma / espaço, tipografia, cor e textura.

 A forma é o maior fator visual de identificação ao representar um ser, objeto ou lugar, compondo com maior ou menor quantidade de elementos, com maior simplicidade ou maior complexidade formal e compositiva. Os fatores de espaço/tempo influem nas interpretações e no interesse do público; algumas formas de apresentação podem tornar-se obsoletas, assim como é preciso considerar o contexto, o espaço em que determinadas figuras estão em relação a outras, se proporcionais ou não, harmonizando ou produzindo inadequação. Percebemos as imagens em seu conjunto, vemos em sua totalidade; segundo Arnheim, (1979; p. 04): “Não se percebe nenhum objeto como único ou isolado. Ver algo implica em determinar-lhe um lugar no todo: uma localização no espaço, uma posição na escala de tamanho, claridade ou distância.”

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9 Kb)   pdf (150.3 Kb)   docx (13 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com