TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistema gerenciador BD

Por:   •  14/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.050 Palavras (5 Páginas)  •  294 Visualizações

Página 1 de 5

CENTRO UNIVERSITARIO ANHANGUERA[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4][pic 5][pic 6]

ATPS: banco de dados i

Campo Grande

2015


CENTRO UNIVERSITARIO ANHANGUERA[pic 7][pic 8][pic 9][pic 10][pic 11]

Diego Barbosa Coelho Rocha RA 6248223556

Emerson Simões Albres RA 6655378769

João Felipe Barros Neto RA 6248212050        

ATPS: banco de dados i

Trabalho apresentado ao Centro Universitário Anhanguera para avaliação N1 do Curso de Ciência da Computação. Solicitado pelo Prof. Sidney Maldonado.

Campo Grande

2015


Sumário

Introdução .................................................................................................................................4

MODELO ENTIDADE RELACIONAMENTO.....................................5

  1. O que é MER..........................................................................................5
  2. Entidades................................................................................................5
  3. Relacionamentos....................................................................................5
  4. Atributos.................................................................................................6

4.1.Classificação dos atributos..............................................................7

  1. Gráfico do MER para lava-jato...........................................................8

Conclusão...................................................................................................................................9

Referencias...............................................................................................................................10


Introdução

Quando se inicia um desenvolvimento de sistema, ou até uma nova funcionalidade de um sistema existente, um dos primeiros passos a ser executado é o estudo e levantamento dos requisitos necessários para a construção do produto final. Durante essa análise, identifica-se as principais partes e objetos envolvidos, suas possíveis ações e responsabilidades, suas características e como elas interagem entre si.

Obtendo essas informações, pode-se desenvolver um modelo conceitual que será utilizado para orientar o desenvolvimento propriamente dito, fornecendo informações sobre os aspectos relacionados ao domínio do projeto em questão.

No presente trabalho o modelo utilizado será o ER ou também chamado de MER (Modelo Entidade Relacionamento), para desenvolvimento de um sistema de gestão para um lava-jato.


MODELO ENTIDADE RELACIONAMENTO

  1. O que é MER

Como o próprio nome sugere, Modelo Entidade Relacionamento, é um modelo conceitual utilizado para descrever as entidades envolvidas em um domínio de negócios, com seus atributos e seus relacionamentos.

Em geral, este modelo representa de forma abstrata a estrutura que possuirá o banco de dados da aplicação.

  1. Entidades

São chamados entidades os modelos ou partes envolvidas no domínio, podem ser classificados como físicos ou lógicos de acordo com sua existência no mundo real. Entidades físicas: são aquelas realmente tangíveis, existentes no mundo real, como por exemplo um cliente (uma pessoa, uma empresa) ou um produto (um carro, um computador, uma roupa). Já as entidades lógicas são aquelas que existem geralmente em decorrência da interação com entidades, que fazem sentido dentro de um certo domínio de negócios, mas que no mundo real não são objetos físicos. Por exemplo, uma venda ou uma classificação de um objeto.

As entidades são nomeadas com substantivos concretos ou abstratos que representam de forma clara sua função dentro do domínio.

  1. Relacionamentos

Identificadas as entidades, deve-se estabelecer como se dá o relacionamento entre elas. De acordo com a quantidade de objetos envolvidos em cada lado do relacionamento, podemos classifica-los de três formas:

  • Relacionamento 1..1 (um para um): cada uma das duas entidades envolvidas referenciam obrigatoriamente apenas uma unidade da outra. Por exemplo, em um banco de dados de currículos, cada usuário cadastrado pode possuir apenas um currículo na base, ao mesmo tempo em que cada currículo só pertence a um único usuário cadastrado.
  • Relacionamento 1..n ou 1..* (um para muitos): uma das entidades envolvidas pode referenciar várias unidades da outra, porém, do outro lado cada uma das várias unidades referenciadas só pode estar ligada uma unidade da outra entidade. Por exemplo, em um sistema de plano de saúde, um usuário pode ter vários dependentes, mas cada dependente só pode estar ligado a um usuário principal. Note que temos apenas duas entidades envolvidas: usuário e dependente. O que muda é a quantidade de unidades envolvidas de cada lado.
  • Relacionamento n..n ou *..* (muitos para muitos): neste tipo de relacionamento cada entidade, de ambos os lados, podem referenciar múltiplas unidades da outra. Por exemplo, em um sistema de biblioteca, um título pode ser escrito por vários autores, ao mesmo tempo em que um autor pode escrever vários títulos. Assim, um objeto do tipo autor pode referenciar múltiplos objetos do tipo título, e vice versa.

Os relacionamentos em geral são nomeados com verbos ou expressões que representam a forma como as entidades interagem, ou a ação que uma exerce sobre a outra. Essa nomenclatura pode variar de acordo com a direção em que se lê o relacionamento. Por exemplo: um autor escreve vários livros, enquanto um livro é escrito por vários autores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.5 Kb)   pdf (254.5 Kb)   docx (116.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com