TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TCC - CELIA

Por:   •  5/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  6.879 Palavras (28 Páginas)  •  337 Visualizações

Página 1 de 28

[pic 1]

PÓS-GRADUAÇÃO EM LÍNGUA PORTUGUESA

REGINA CÉLIA SILVA

A IMPORTÂNCIA DA LEITURA NA FORMAÇÃO DO SUJEITO LEITOR

Feira de Santana

2015


REGINA CÉLIA SILVA [pic 2]

A IMPORTÂNCIA DA LEITURA NA FORMAÇÃO DO SUJEITO LEITOR

Trabalho de Conclusão de Curso, sob a forma de Artigo Científico, apresentado a Universidade Candido Mendes (UCAM), como requisito obrigatório para a conclusão do curso de Pós-graduação Lato Sensu em Língua Portuguesa.

Orientadora: Maria da Conceição Lopes da Silva Santos

Feira de Santana

2015

A IMPORTÂNCIA DA LEITURA NA FORMAÇÃO DO SUJEITO LEITOR

Regina Célia Silva [1]

RESUMO

O presente artigo aborda a importância da leitura na vida do sujeito, considerando-a como requisito essencial à pratica da cidadania, uma vez que a mesma favorece a compreensão nos diversos gêneros textuais circulados socialmente, ao mesmo tempo em que a aproximação do sujeito com esses textos lhe permite a apreensão do seu entorno. -. Mostra os resultados de uma pesquisa de campo realizada no Instituto Educacional São Francisco de Assis – IESFA – no Ensino Fundamental II, na cidade de Várzea do Poço – Ba com alunos do 6º ano matutino. Através de observações e questionamentos fechados direcionados aos professores de Língua Portuguesa investigar as atividades desenvolvidas. Assim procurei apresentar através desta análise, reflexões sobre a prática educativa com a intenção de apontar meios para formação de alunos leitores. Percebe-se que o estímulo a leitura não está atingindo o seu objetivo que é a formação de leitores.

PALAVRAS-CHAVE: leitura, práticas da cidadania, gêneros textuais, formação do leitor.

ABSTRACT

This article discusses the importance of reading in the life of the subject , considering it as an essential requirement to the practice of citizenship, as it promotes understanding in the various genres socially circulated at the same time the approach the subject with these text allows you to seizure of your surroundings . - . Shows the results of a field survey conducted in the Educational Institute of St. Francis of Assisi - IESFA - in Primary Education II , in the Várzea do Poço city - Ba with students from 6 Morning year. Through observations and closed questions directed to Portuguese teachers investigate the activities developed . So tried to present through this analysis. Reflections on the educational practice with the intention of pointing means for formation of readers students. It is noticed that the reading the stimulus is not reaching your goal is the formation of readers.

KEYWORDS : reading , citizenship practices , genres , player training.

INTRODUÇÃO

Ler e escrever são dois princípios básicos que o sujeito deve procurar dominar quando adentra no mundo da escola. Trata-se de dois grandes desafios lançados ao homem contemporâneo na tentativa de evidenciar quão valiosos são a leitura e a escrita na construção do cidadão verdadeiramente engajado em seu contexto. Desse modo, constata-se que tanto saber ler, quanto saber escrever viabiliza ao sujeito uma participação mais efetiva na sociedade de que faz parte, já que a leitura e a escrita favorecem a formação do indivíduo socializado.

Figueiredo et al. (2010) ressalta que, através da prática leitora, acessamos o mundo do conhecimento construído pelo ser humano. Tal acesso permite-nos ampliar a percepção que venhamos a ter do mundo que nos circunda, o que, por sua vez, permite-nos uma maior compreensão do mesmo, desenvolvendo sempre mais nosso senso crítico. Tal competência subsidia a transformação pessoal e social que dependem de nossas ações.

Em outras palavras, segundo a perspectiva desse autor, a capacidade de dominarmos a linguagem é o elemento que nos permite interferir em nosso meio e, ao interferirmos, podemos modificá-lo. Concomitante a isso, nos formamos como seres humanos em contato com o outro, num processo de interação constante e contínuo exercício da cidadania.

Na escola, conforme adverte Cunha (2009), a leitura da palavra escrita jamais pode ser substituída por qualquer outro mecanismo, mesmo aquele mais avançado. Além disso, ressalta-se a necessidade de todos os professores, independente da área de atuação, considerarem a leitura como elemento primário na sua atuação, uma vez que este recurso não é exclusivo de um professor ou de uma matéria. Desse modo, ela, assim como a escrita, há de ser concebida como procedimento básico para o processo de ensino-aprendizagem.

A leitura faz parte da vida do homem. Ela é uma necessidade inerente ao processo de formação do sujeito. Os Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Portuguesa (1997) corroboram com esse princípio ao afirmarem que

                                        

                                Ler é resposta a um objetivo, a uma necessidade pessoal. Fora da escola, não se lê só para aprender a ler, não se lê de uma única forma, não se decodifica palavra por palavra, não se responde a perguntas de verificação do entendimento preenchendo fichas exaustivas, não se faz desenho sobre o que mais gostou e raramente se lê em voz alta. Isso não significa que na escola não se possa eventualmente responder a perguntas sobre a leitura, de vez em quando desenhar o que o texto lido sugere, ou ler em voz alta quando necessário. No entanto uma prática constante de leitura não significa a repetição infindável dessas atividades escolares. (BRASIL, 1997, p.43)

Nessa perspectiva, os PCNs advertem para a necessidade da leitura e da escrita terem um significado, a fim de que elas possam ser trazidas para o dia a dia do sujeito de modo eficaz. Assim sendo, essas habilidades trabalhadas na escola farão com que o sujeito transfira para seu cotidiano o que aprendeu. Esse é, na verdade, o grande objetivo da educação escolar.

Neste trabalho, apresentei propostas do livro “Linguagem: criação e interação” das autoras Cássia Leslie Garcia e Márcia Paganini Cavéquia, como suporte didático, bem como as atividades de leitura desenvolvidas pelos professores do 6º Ano B do turno matutino, do Instituto Educacional São Francisco de Assis, em Várzea do Poço – Ba. Observei ainda, as interações dos alunos em relação às propostas de leitura solicitadas, e identifiquei as aproximações das atividades sugeridas em relação aos PCNs.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (38.6 Kb)   pdf (405.7 Kb)   docx (65.2 Kb)  
Continuar por mais 27 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com