TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tendências Políticas para 2015

Por:   •  4/5/2015  •  Abstract  •  1.012 Palavras (5 Páginas)  •  130 Visualizações

Página 1 de 5

Tendências Políticas para 2015

 Publicado pela World Economic Forum no dia 07/11/2014 dez possíveis temas que devem ser consideradas no planejamento estratégico para 2015 no Brasil, ou seja, algo que tende a ser melhorado para benefício do país e da população, reavendo soluções e analisando a qual pode ser realizada e obterá melhor resultado. São eles:

1 – Aprofundamento da desigualdade de renda;

2 - Crescimento persistente do desemprego;

3 - Falta de liderança;

4 - Aumento da concorrência geoestratégica;

5 - Enfraquecimento da democracia representativa;

6 - Aumento da poluição no mundo em desenvolvimento;

7 - Aumento da ocorrência de eventos climáticos severos;

8 – Intensificação do nacionalismo;

9 – Aumento da escassez de água;

10 – Crescimento da importância da saúde para a economia.

Estudos foram feitos a respeito dos temas,  eles coincide com o cenário previsível para  o Brasil em 2015.

  • No Brasil há um aprofundamento da desigualdade de renda, no obstante as políticas públicas compensatórias de transferência de renda, que retira as pessoas da miséria absoluta, mas não lhes propicia uma mobilidade social.
  • O desemprego vem afetando o mercado de trabalho, com isso muitas pessoas são prejudicadas, causando grande preocupação a nova geração, e obrigando a buscarem uma forma pra amenizar os efeitos desse crescimento constante, e medidas estão sendo analisadas.
  • Outro fator que tem levado o Brasil à tendência da falta de liderança é o desinteresse da sociedade pela política, evidenciado pelo crescimento de votos nulos e em brancos nas últimas eleições, o que não é bom para o Brasil e nem para a sociedade brasileira.
  • O aumento da concorrência geoestratégica entre várias regiões do globo e a intensificação dos nacionalismos começam a dar, cada vez mais, dores de cabeça aos líderes mundiais, conforme manifestação oficiosa realizada no último final de semana na Catalunha (Espanha).
  • O aumento da poluição no mundo em desenvolvimento é uma forte tendência na China, mas também já configurada no Brasil, devido ao crescente aumento do desmatamento da Amazônia verificado neste ano de 2014, que deverá se acentuar em 2015, assim como o aumento na liberação nos gases de efeito estufa, produzidos pelas usinas termoelétricas, que estão funcionando a pleno vapor, para suprir as deficiências das usinas hidroelétricas, provocadas pela drástica estiagem no centro sul do País, que tem reduzido os reservatórios de água à níveis históricos.
  • É possível ver as mudanças que vem ocorrendo na natureza, é cada vez mais severa , terremotos, chuvas, entre outros. Todos descontrolados causando grandes estragos, e deixando o Brasil sem em estado de atenção, principalmente por a grade estiagem que cobre algumas regiões
  • A intensificação do nacionalismo, que é uma tendência verificada em outros países do planeta, felizmente não se configura ainda no Brasil como uma tendência, apenas manifestações isoladas de radicais, sem qualquer aderência da sociedade brasileira.
  • O aumento da escassez de água, configurada como tendência em muitos países, neste ano passou a ser uma preocupação em muitos estados brasileiros, sobretudo da Região Sudeste, fruto de uma estiagem sem precedentes na história do Brasil, o que evidencia que, apesar de ser um País hídrico, a falta de água é uma tendência que ainda será sentida em 2015.
  • Finalmente, o crescimento da importância da saúde para a economia, que é a décima tendência identificada pelo World Economic Forum, também se configura como uma tendência no Brasil em 2015. De fato, o envelhecimento da população brasileira é uma tendência que irá impactar a economia nos próximos anos.

Tendências Políticas para 2014

Futuro incerto: o problema com dividas que anda fugindo do controle, causada por medidas na zona do euro e distúrbios políticos globais causam incerteza política e econômica, elevando a inflação e causando sérios problemas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)   pdf (63.9 Kb)   docx (950.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com