TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teoria informacional ou modelo matemático linear da comunicação

Por:   •  16/10/2015  •  Resenha  •  288 Palavras (2 Páginas)  •  645 Visualizações

Página 1 de 2

Teoria informacional ou modelo matemático linear da comunicação

O que é essa teoria? Ela procura explicar as modalidades de transferência das mensagens de um emissor e de um receptor. De fato a teoria da informação foi desenvolvida com a finalidade especifica de solucionar questões técnicas de armazenamentos.

Elaborada por dois engenheiros matemáticos, Shannon e Weaver, em 1949. Weaver descrevendo o trabalho realizado por Shannon apresenta a seguinte representação de um sistema de comunicação:

[pic 1] 

A comunicação é entendida como um processo de transmissão de uma mensagem por uma fonte de informação, através de um canal por um destinatário. A comunicação é vista, não como processo, mas como um sistema, com elementos que podem ser relacionados e montados num modelo.

A teoria matemática da comunicação visava à precisão e a eficácia do fluxo informativo, procurando não cingir-se apenas a engenharia, mas servir de referencia a qualquer âmbito da comunicação. Pretendia assim ser adaptável a qualquer processo de comunicação, independentemente das características dos seus componentes. Esta teoria se expandiu em três níveis:

Técnico: preocupa-se com a precisão na transferência de informações do emissor para o receptor. São inseparáveis a todas as formas de comunicação, seja por conjunto de símbolos (escrita), por um sinal variável (transmissão da voz, música, telefone ou rádio) ou por um padrão bidimensional (televisão).

Semântico: não é um nível importante, pois não interessa o significado da mensagem, mas sim o que é transmitido é aquilo que é recebido.

Eficácia ou Influencia: diz respeito a conseguir do receptor o efeito esperado do emissor.

Estes são três níveis a considerar em qualquer teoria da comunicação, mas no caso da teoria matemática da comunicação, o nível técnico é o mais importante e o mais desenvolvido.

Portanto, não esqueça! Comunicar equivale a “trocar informações”.

Referencia bibliográfica

https://www.youtube.com/watch?v=e7RUUbKFMBg

https://www.youtube.com/watch?v=1n1XHaXjt6o

http://publicitariosemcrise.com/behaviorismo/ 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (81.5 Kb)   docx (21.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com