TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

The Economist

Por:   •  15/10/2015  •  Resenha  •  360 Palavras (2 Páginas)  •  190 Visualizações

Página 1 de 2

The Economist Brazil Takes Off (2009) X Has Brazil Blow It? (2013)

Em 2009 a capa da revista britânica The Economist apresentou a figura do Cristo Redentor, um dos simbolos mais conhecidos do Brasil, decolando como se fosse um foguete, intutilada Brazil Takes Off (em tradução literal “O Brasil decola”). Enfatizou o momento de amadurecimento economico do país, Destacando os principais fatores que influenciaram no crescimento, como a descoberta do pré-sal em águas profundas e as exportações para países asiáticos.

Na reportagem, além de exclarecer que a ascensão do país não foi inesperada e sim um progresso desde os anos 90, ratifica que o Brasil corre risco pelo excesso de confiança. Destaca também os problemas como corrupção e a falta de investimento em educação e infraestrutura.

Separadamente destaca á hoje presidente Dilma Rousseff, e a influência positiva de Lula como benefício a sua camapanha eleitoral.

Quatro anos após a matéria ser publicada, a revista novamente apresenta a figura do Cristo Redentor como um foguete, entretanto, em declínio, totalmente oposta à versão de 2009. Intitulada Has Brazil Blow It? (traduzido como “O Brasil estragou tudo”?), a matéria destaca atos como os protestos de junho, a insatisfação da população e os mesmos problemas apontados em 2009 como a corrupção e ganância dos políticos. Questiona se a Copa do Mundo (2014) e os Jogos Olímpicos (2016) vão amparar na recuperação do Brasil ou levar a mais dívidas.

Utilizou a expressão “voo de galinha” para apontar a ganância economica e de curta duração.

Assim como em 2009, acentuou a presidente Dilma Rousseff como relutante ou incapaz de solucionar os problemas enfrentados pelo Brasil durante muitas gerações. Ironiza á chamando de “Dilma Fernandéz” referenciando à presidente da Argentina Cristina Fernandéz de Kirchner.

Segundo a revista o país para se recuperar, precisa de reforma, sobretudo atenção aos impostos.

Ainda assim, apesar das críticas, a matéria evidência otismismo com o futuro a longo prazo, recorda que o país em 2020, será um grande exportador de petróleo e elogia a pesquisa em biotecnologia, ciência genética e tecnologia de gás e petróleo.

Contudo, em ambas as edições o grande desafio das gerações está em salvar o sistema político e o setor público de seus desastres morais e gerenciais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (111.6 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com