TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tipos de Citações

Por:   •  23/5/2017  •  Pesquisas Acadêmicas  •  486 Palavras (2 Páginas)  •  162 Visualizações

Página 1 de 2

CITAÇÕES

  1. CITAÇÃO DIRETA: é a transcrição literal de parte da obra do autor consultado. Indica que a citação foi extraída de uma fonte à qual se teve acesso direto.

Segundo Pereira (1999), “Essa iniciativa foi construída mediante a participação de diferentes sujeitos e atores sociais”.

Entretanto, Gutierrez (2004) faz uma abordagem ampla, não excluindo os objetivos físicos quando diz:

Um objeto de aprendizagem pode ser conceituado como sendo todo o objeto que é utilizado como meio de ensino/aprendizagem. Um cartaz, uma maquete, uma canção, um ato teatral, uma apostila, um filme, um livro, um jornal, uma página na web, podem ser objetos de aprendizagem (GUTIERREZ, 2004, p. 6).

  1. CITAÇÃO INDIRETA: é uma paráfrase do texto consultado. Consiste na condensação, tradução ou interpretação livre de partes do texto, de forma não literal, mas fiel ao conteúdo e às ideias do autor.

Wiley (2000) fala sobre os avanços tecnológicos que vem ocorrendo nos últimos vinte anos, e como estes podem afetar a forma como o processo ensino-aprendizagem ocorre, ao se adicionar novos recursos, mudando-se paradigmas e o modo como os materiais pedagógicos são desenvolvidos.

Apesar de ser um dos temas bem divulgados nos últimos quatorze anos, o uso de objetos educacionais (OEs) em âmbito nacional ainda é algo recente nas escolas, pois seu emprego ainda não está bem difundido, mesmo com os benefícios que trazem para o processo de ensino (AUDINO & NASCIMENTO, 2010).

  1. CITAÇÃO DA CITAÇÃO: é a citação direta ou indireta de um trecho de uma obra (do qual não se teve acesso direto), por meio de uma segunda fonte. É a chamada citação de segunda mão. Isso ocorre, quando o acesso a determinados livros, principalmente os antigos, se torna difícil; ou, então, no caso de obras publicadas em idioma fora do domínio do autor da pesquisa.

Segundo Bravo (2014, p. 13, apud CERQUEIRA et all, 2009, p. 2), no decorrer do desenvolvimento do sistema educacional brasileiro, até os dias atuais, podemos destacar quatro grandes momentos no que confere a regulamentação da educação:

[...] Projeto de Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), que resultou, após longo processo de tramitação, na primeira Lei de Diretrizes e Bases nº 4.024/61, sancionada em 20 de Dezembro de 1961. Esta foi modificada por emendas e artigos, sendo reformada pelas leis nº 5.540/68, 5.692/71 e posteriormente, substituída pela LDB nº 9.394/96.

        Segundo Bravo (2014, p. 26, apud MARTIN, 2007, p. 45) “De modo intrínseco, Piaget e Freire expõem uma das capacidades do professor que é a de contextualizar o conhecimento. Tornando a construção do conhecimento como algo dinâmico e ativo.”

REFERÊNCIAS

_____. Escrita Acadêmica. Citação com intermédio (APUD). Disponível em: <http://www.escritaacademica.com/topicos/uso-de-fontes/citacao-com-intermedio-apud/>. Acesso em: 25 abr. 2017.

_____. Normas ABNT. Como fazer Citação Direta e Citação Indireta na ABNT. Disponível em: . Acesso em: 25 abr. 2017.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (121.7 Kb)   docx (12.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com