TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho de estruturas frásicas

Por:   •  4/3/2016  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.332 Palavras (6 Páginas)  •  260 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro

Escola de Ciências Sociais e Humanas

Departamento de Letras, Artes e Comunicação

Ciências da Comunicação

Língua Materna e Laboratório de Comunicação I

2ºano \ 1ºsemestre[pic 2]

Problemas de Estrutura Frásica

Vera Silva al60138

Índice

Introdução        

Situação 1        

Situação 2        

Situação 3        

Situação 4        

Situação 5        

Conclusão        

Referências Bibliográficas:        

Anexos        

Introdução

No decorrer do 1ºsemestre, no âmbito da unidade curricular Língua Materna e Laboratório da Comunicação I, lecionada pela professora Sónia Coelho, foi-nos proposta a realização de um trabalho de investigação. Encontrar na imprensa (revistas ou jornais) e analisar quatro casos problemáticos da Língua Portuguesa. (identificação, justificação, correção).

Para a identificação dos erros, iremos ter presente os fundamentos de Linguística. Ou seja, de uma ciência que estuda todos os campos da linguagem: sintaxe, lexicologia, fonética, morfologia e semântica. Cada um destes campos nos dará uma visão de como deve ser organizada uma correta estrutura frásica.

A análise dos quatro casos problemáticos irá basear-se: em estruturas argumentais, construções passivas, orações relativas e concordância.

O primeiro objetivo deste trabalho é a deteção dos casos e posterior identificação do problema, justificação e proposta de resolução. O segundo objetivo, e também muito importante para este trabalho, é concluir em que tipos de imprensa, os casos, são mais frequentes acontecerem.

Situação 1

[pic 3]

        

Identificação do problema: Supressão de argumento.

Justificação do problema: A partir da frase elaborada:” Alguém entra em algum lugar”, sabemos que o verbo “entrar” pede dois argumentos (predicador binário): sujeito e complemento circunstancial de lugar. Dessa forma, o problema que encontrámos situa-se no segundo argumento. De acordo com a obra Dicionário de Verbos e Regimes, de Francisco Fernandes,“(…) entrar em jogo – entrar em acção (…)”

        Como o texto pressupõe a entrada dos jogadores em jogo, num contexto de ação e mobilização dos mesmos, a utilização do “com” faz com que deixa de ser expresso o segundo argumento, porque não supõe nenhuma acção, mas sim uma classificação da mesma. Com a utilização da preposição “em” como nos é indicado na obra anterior referida, o problema deixaria de existir.

Proposta de resolução: “ … o clube visitado entrou em jogo com vontade de dominar…”

Situação 2

[pic 4]

Identificação do problema: Ausência de concordância entre verbo e o sujeito

Justificação: O verbo “estar” seleciona dois argumentos (predicador binário):” alguém está em algum lugar”. De acordo com Sandra Duarte Tavares, na página web Ciberdúvidas.com:” Sabemos que, em relação à concordância verbal, o verbo deve concordar em número e pessoas com o sujeito”.

        No excerto transcrito, o verbo da frase é estar, e o sujeito é atletas. Como o sujeito da frase se encontra no plural, para existir concordância entre o verbo e o sujeito, o mesmo terá que se encontrar no plural.

Proposta de Resolução: “Nas provas é dada a oportunidade aos atletas de estarem em contacto com a natureza e “fugir da cidade, do stress e da rotina.”

Situação 3

[pic 5]

Identificação do problema: Submissão de argumentos.

Justificação: O problema sintático encontra-se na parte final da frase “ … mas também de prender na opinião pública.”, faltando um argumento ao verbo “prender”. Este verbo ocorre como predicador verbal que tem dois argumentos internos “ prender alguém/ alguma coisa em algum lugar”. Pode-se, entanto, empregar “destruir” e “prender” em sentido genérico, sem argumentos, como ocorre em: “com o objetivo não apenas de prender fisicamente, de destruir moralmente.” Dessa forma, deveremos acrescentar o complemento direto ao segundo verbo “prender” que aparece na frase.

Proposta de resolução: “… com o objetivo não apenas de prender fisicamente, de destruir moralmente, mas também de prender o poder de crítica na opinião pública”        

Situação 4

[pic 6]

Identificação do problema: Ausência de concordância entre verbo e sujeito.

Justificação do problema: Esta estrutura encontra-se erradamente escrita ao nível da concordância do verbo e do sujeito. O sujeito da frase é expresso no nome “todos” e os seus verbos são:” empenharem e envolver”.

        De acordo com, Sandra Duarte Tavares, na página web Ciberdúvidas.com:” Sabemos que, em relação à concordância verbal, o verbo deve concordar em número e pessoas com o sujeito”. “Empenharem” está conjugado de acordo com o sujeito, ou seja, no plural, mas o mesmo não acontece com o verbo “envolver”. Encontra-se erradamente escrito no singular não estabelecendo a concordância necessária com o sujeito. Outro erro que podemos apontar neste excerto transcrito, relaciona-se com o erro ortográfico “de” que deverá ser substituído por “se”, estabelecendo assim uma hipótese.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.4 Kb)   pdf (317 Kb)   docx (94.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com