TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho fgv Gestão de Pessoas

Por:   •  17/4/2022  •  Trabalho acadêmico  •  1.251 Palavras (6 Páginas)  •  125 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1][pic 2]

Atividade individual        

Matriz de atividade individual

Disciplina: Gestão de Pessoas

Módulo:

Aluno: Bárbara Alice Silva Brito

Turma: MBA_GPESMBAEAD – 24_24012022_8

Tarefa: Desenvolver um Plano de desenvolvimento da Equipe

Plano de desenvolvimento da equipe

Introdução

A partir da 4ª Revolução industrial criou-se os Lider e a Industria 4.0, segundo site da Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná “Essa nova liderança, conhecida por liderança 4.0, é uma referência à 4ª Revolução Industrial, por se tratar de uma transformação tão poderosa, como a vivenciada pela máquina a vapor, eletrônica ou o início da informatização.  “Nesse novo mercado, o profissional precisa se desprender dos conceitos antigos de hierarquia e usar as aptidões de todos os colaboradores a favor dos objetivos da empresa”, explica o consultor de carreira da ESIC Internacional, Alexandre Weiler.” Nos textos a seguir será apresentado um plano de desenvolvimento para líderes e liderados com base nesse novos conceitos.

Análise de cenário - apresentação do contexto e desafios

Cenário atual da empresa/área e desafios

A Rádio Transamérica é uma das empresas do Conglomerado Alfa, foi inaugurada em 1974 com uma programação POP/ROCK e um o público-alvo de jovens adultos. A rede Transamérica atua nas principais capitais do país como Rio de Janeiro, Salvador, Curitiba, Recife, São Paulo, Belo Horizonte e Brasília. Em 1990 a rádio de São Paulo inaugurou a maior antena de transmissão da América Latina, se tornando a primeira do mercado a transmitir sinal via Satélite segundo site da emissora, possibilitando o início do franqueamento. No decorrer dos anos mudou o seu público-alvo, se tornando uma rádio jovem com programação apenas POP.

A partir da decisão de reposicionamento da marca ocorreu uma mudança descendente em todos os setores da emissora. O estado atual da empresa é de novos gestores que tem o ímpeto de realizar muitas ações, porém essas atividades acabam acontecendo desornamente e tem grande impacto no trabalho final apresentado pelas equipes.

Com os líderes pensando apenas na força de trabalho, a um descuido com a empatia e baixa comunicação com seus liderados e com os demais setores da emissora, fazendo que o desafio em uma empresa de comunicação seja a comunicação interna.

Tratando especificamente da área administrativa, o time é formado por uma gerente, uma coordenadora, e 6 analistas e um estagiário, alguns trabalham em pares e, mas existem muitas divergências nos processos e não á trabalho em equipe. Uma das ações de desenvolvimentos criada pela diretoria foi o cargo de coordenação, este não existia e tem como objetivo alinhar os processos ou ressignificar quando necessário.

Os principais desafios da são:

  • Haver comunicação horizontal entre os pares na equipe e líder e liderados;
  • Trabalhar como um time buscando um único objetivo;
  • Trabalhar no líder diminuir as decisões autocráticas e aumentar as democráticas.

Cenário atual de desenvolvimento de pessoas

O desenvolvimento de pessoas é um processo que iniciou recentemente. Através uma nova posição do setor de gente e gestão do Conglomerado Alfa, existem novas ferramentas para desenvolvimento do time de que são:

  • Reuniões para apresentar novas competência de mercado;
  • Envio de informativos com TED’s e cursos gratuitos em instituições renomadas;
  • Incentivo financeiro para realização de curso na área de atuação;
  • Plataforma da empresa com conteúdo para desenvolvimento pessoal e profissional;

Plano de desenvolvimento da liderança

perfil atual da liderança da área

perfil desejado para o novo cenário

competências a desenvolver

justificativa

A gerente a área administrativa tem grande facilidade para delegar as funções, mas não dentro dos processos um momento para analisar e avaliar apresentando um feedback para quem realizou a atividade, o que faz a equipe ficar perdida sem saber como está o desenvolvimento do trabalho acarretando uma  preocupação com o desenvolvimento profissional do time.

É observado pela equipe uma gestão completamente autocrática, e não espaço para em alguns momentos a própria equipe tomar decisões em acordo.  

No cenário atual de gestão, é  esperado que os líderes tenham espaço para conversas dentro da equipe e que algumas das decisões sejam tomadas em conjunto, principalmente quando os mais afetados e interessados são os analistas, além de ter como base os fatos e dados disponíveis.

Disponibilizar tempo para conversas individuais para e aplicar feedbacks para melhorar e parabenizar o desempenho que foi alcançado.

Incentivar o trabalho em equipe onde cada indivíduo tem suas próprias tarefas com colaboram com o todo, mas é positivo ajudar e ter empatia como os membros da equipe.

  • Comunicação não violenta
  • Habilidades Pessoais
  • Pensamento analítico e inovação
  • Trabalho em equipe
  • Escuta ativa
  • Gerenciamento de conflitos

Um líder que entrega resultados, mas não tem preocupação em como a equipe se sente, tem sempre renovação de equipe pois a muita rotatividade, precisa desenvolver as competências mencionadas e compreender que o papel do líder é principalmente liderar pessoas e não apenas processos. Assim disse Convey (1996) “ gerenciar é uma visão de métodos, a forma ideal de alcançar algo. Já a liderança trabalha com pessoas que farão com que os objetivos sejam alcançados”

Plano de desenvolvimento da equipe

perfil atual da equipe

perfil desejado para o novo cenário

competências a desenvolver

justificativa

Os liderados não se comunicam gerando entre eles, retrabalho, ineficácia, e falta de empatia.

O trabalho em equipe não existe pois como esse grupo de pessoas foi unido recentemente e hoje atua com pessoas recém-contratadas  outras que trabalham na empresa a longo prazo, existe o pensamento não colaborativo de executar apenas o que foi contratado fazer não abrindo possibilidades para desenvolver novos conhecimentos

O novo formato de equipes na quarta geração da indústria de a capacidade de mutações como diz o fórum econômico mundial sobre as habilidades  “Na lista divulgada neste ano, pensamento analítico, aprendizagem ativa, capacidade de resolver problemas complexos, pensamento crítico e criatividade são consideradas as competências fundamentais”

Assim cada membro da equipe precisa se desenvolver para o todo siga equilibrada.

  • Saber lidar com as diferenças;
  • Liderança e influência social;
  • Inteligência emocional;
  • Trabalho em equipe;
  • Autogerenciamento;
  • Aprendizagem ativa;

Compreender que o desenvolvimento de competências como trabalho em equipe e inteligência emocional são primordiais para as novas equipes multidisciplinares, para se fazer parte de uma equipe de sucesso. Realizar o desenvolvimento pessoal e profissional na nova indústria 4.0 não é mais uma opção, onde os profissionais que permanecerem estagnados em acabaram se tornando obsoletos, pois, o novo pensamento é habilidades manuais e intelectuais as empresas vão estar dispostas a investir para desenvolver, porém o desenvolvimento das principais competências é um indispensável.

E conforme o livro Gestão de Pessoas na sociedade do conhecimento  pag 78  “ Vale ressaltar que, nesse cenário, é imperioso e urgente que os profissionais tenham capacidade de pensar, agir e influenciar de forma a promover vantagem competitiva sustentável da organização.”

Considerações finais

A partir do que foi estudado e analisado é necessário considerar que o caminho é não parar, o profissional no mundo atual independe da sua área de atuação precisará seguir em evolução e conhecimento, isso se tratando não apenas de técnicas para o trabalho onde se tem especialização mas também o desenvolvimento das relações e comportamentos profissionais.

Referências bibliográficas

A Força da marca Transamérica, Transamérica -  http://radiotransamerica.com.br/institucional/    acessado em 11/08/2021

As principais competências do gestor 4.0  - Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná  - 2022 https://aerp.org.br/geral/as-principais-competencias-do-gestor-4-0/ - acessado em 05/03/2022

Botelho ,Gabrielle - AS DEZ COMPETÊNCIAS MAIS VALIOSAS ATÉ 2022 – Grupo Gestão RH https://www.gestaoerh.com.br/pt_br/artigos/7894-as-dez-competencias-mais-valiosas-ate-2022 -   acessado em 05/03/2022

Conglomerado Alfa. acessado em 06/03/2021

https://bancoalfa.com.br/sobreoalfa/home/conglomeradoalfa2.ashx

Ferreira, Vitor Claudio Paradela. Gestão de Pessoas na Sociedade do Conhecimento – Vitor Claudio Paradela Ferreira, Antônio Raimundo dos Santos, José Eduardo Nasser, Maria Elisabeth Pupe Johann – Rio de Janeiro: FGV Editora , 2017, 2 ed

        

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.1 Kb)   pdf (204.1 Kb)   docx (1.1 Mb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com