TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTRUTURA DO TRABALHO - PRE PROJETO TCC-

Por:   •  15/9/2018  •  Monografia  •  1.282 Palavras (6 Páginas)  •  369 Visualizações

Página 1 de 6

Introdução

 

O presente trabalho é resultante da experiência proposta pelo professor e vivenciada no componente curricular Gestão em Segurança Pública e Privada, no último período, do segundo semestre de 2018, vez que o mesmo foi desenvolvido por meio da Metodologia da Problematização com o Arco de Maguerez.

Tal, tal, tal....

1  Problematização e Observação  da  Realidade

---(Narrar o problema e a observação da realidade da qual emergiu o problema que deverá ser enfrentado)---

        O Brasil possui índices alarmantes de violência, fato que não é de difícil conclusão, basta uma simples pesquisa na internet ou assistir a um jornal transmitido pela TV. Diariamente surgem notícias de crimes que deixam a população pasma e que também diminuem a esperança de poder sair todos os dias de casa sem ter o medo de não conseguir voltar em segurança.

        Com números acima da média mundial referente a crimes violentos, nosso país estampa capas de jornais em vários lugares do planeta. Fato que nos coloca em uma situação delicada na busca de um desenvolvimento social e econômico proporcional a nosso potencial, pois repelem investidores internacionais, aumentam o número de brasileiros que emigram em busca de melhores condições de vida e consomem investimentos que poderiam ser usados em outras áreas, mas quando empregados de maneira inadequada na segurança pública não surtem o efeito esperado e assim a esperança de dias melhores fica cada vez menor ao decorrer do tempo.

        Atualmente a sociedade olha com desconfiança as instituições do poder público encarregadas de implementar e executar as políticas de segurança o que produz um efeito devastador. Cidadãos deixam de frequentar espaços públicos, carregam uma desconfiança generalizada que diminui ações de reciprocidade e solidariedade social, gera-se uma criminalização da pobreza, trocando em miúdos seria afirmar que a violência advém devido a baixas condições econômicas, quando na verdade a violência está diminuindo a possibilidade de ascensão de grande parte da população.

        Muito se fala em segurança pública, mas as ações adotadas pelo estado não estão gerando resultados satisfatórios, pelo contrário a cada novo passo do poder público a criminalidade avança muito mais. Avança no sentido quantitativo, por exemplo os níveis de homicídios violentos que aumentam a cada ano, passando para números inaceitáveis como em 2017 com mais de 63 mil mortes violentas intencionais. Existe a necessidade de políticas públicas mais efetivas e eficazes, com a realização de maiores investimentos nessa área e de maneira responsável para que atinja o objetivo principal que é assegurar aquilo que é direito constitucional de todos.

2- Justificativa

--- (Justificar a escolha do problema)--- Objetivo geral e específicos.

Nos últimos anos com o aumento da violência em todo território evidencia-se uma notória necessidade de reformulação das ações praticadas pelo estado na busca para garantir a segurança a todos. Entretanto, essas mudanças não devem acontecer somente no âmbito das polícias, é necessário também uma modificação envolvendo o judiciário, sistema prisional e no ministério público.

Hoje a segurança é uma mercadoria valiosa comercializada por muitas empresas privadas, devido a baixa capacidade do estado em conter o avanço da violência. Números do IBGE, Instituto Brasileiro de Geografias e Estatísticas, mostram que existem mais vigilantes da segurança privada do que policiais civis e militares em todo o país. Assim temos uma evidencia de que faltam investimentos para aumentar o efetivo participante da segurança pública, bem como um melhoramento do aparato policial.

A sociedade está sempre em constante transformação, atualmente ocasionada pela revolução tecnológica e pela crescente globalização e com isso ocorre mudanças em todas as organizações. No setor público não é diferente, assim surge a necessidade de reformas administrativas. Essas mudanças afetam também a Segurança Pública, que é uma das principais atividades do Estado que gera consequências diretas na vida em sociedade e por esse fato é motivo constante de questionamentos devido aos graves problemas sociais que existem na atualidade.

O aumento da violência dos últimos anos provoca um assombro aos cidadãos. Independente de classe social todos estão sujeitos ao vários tipos de violência presentes em nossa sociedade. Assim como a saúde e educação a insegurança é uma das maiores preocupações dos brasileiros, a resolução desse problema não é responsabilidade unicamente do Poder Público, mas também da sociedade civil, fato que pode ser observado no caput do artigo 144 da Constituição Federal, que define que a Segurança Pública é dever do Estado, mas também direito e responsabilidade de todos.

3  Pontos-Chave

Nesta etapa, procuramos identificar os possíveis fatores imediatos e também os condicionantes maiores, associados ao problema em questão.[pic 1]

Possíveis fatores imediatos:

  • Os aspectos tais....;
  • Tais...;
  • Tais...;
  • Tais...;
  • Tais...;
  • ---(etc / se for o caso)--.

[pic 2]

Possíveis condicionantes maiores:

  • Os aspectos tais....;
  • Tais...;
  • Tais...;
  • Tais...;
  • Tais...;
  • ---(etc / se for o caso)--.

A reflexão sobre os fatores imediatos e os condicionantes maiores, associados ao problema, levou-nos a destacar, para o presente trabalho, alguns aspectos essenciais ou Pontos-Chave:

  • Tal...;
  • Tal...;
  • Tal...;
  • Tal...;
  • ---(etc / se for o caso)--.

4   Teorização

Nesta etapa, fomos buscar uma fundamentação teórica que nos propiciasse um maior embasamento a respeito dos pontos-chave levantados. Esses aspectos foram objetos de uma revisão da literatura, tal, tal ....

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.8 Kb)   pdf (305 Kb)   docx (608 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com