TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TÉCNICO EM AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL – FUNDAMENTOS DA COMUNICAÇÃO

Por:   •  10/4/2019  •  Projeto de pesquisa  •  1.159 Palavras (5 Páginas)  •  198 Visualizações

Página 1 de 5

CFP JOSÉ FAGUNDES NETTO – JFN

TÉCNICO EM AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL – FUNDAMENTOS DA COMUNICAÇÃO

ANTONIO CARLOS PADOVANI DE ANDRADE

SENSORES RFID

Juiz de Fora

2017[pic 1]

ANTONIO CARLOS PADOVANI DE ANDRADE

SENSORES RFID

[pic 2]

Juiz de Fora

2017[pic 3]

SUMÁRIO

1.        INTRODUÇÃO        4

2.        JUSTIFICATIVA        4

3.        DESENVOLVIMENTO        5

4.        OBJETIVOS        6

5.        CONCLUSÃO        6

6.        REFERÊNCIAS        7

  1. INTRODUÇÃO

        Esse projeto tem por objetivo relatar sobre uma nova tecnologia de conexão remota, um dispositivo conhecido como RFID, abreviatura de Radio Frequency Identification – Identificação por Radiofrequência. Esta tecnologia teve suas origens na segunda guerra mundial, onde era utilizada para identificação de aviões amigos ou inimigos (MOTA, 2012). A partir da década de 80 a tecnologia começou a ser utilizada como um sistema para realizar o rastreamento e controle, originando muitas pesquisas e estudos para criar uma arquitetura que pudesse utilizar os recursos dessa tecnologia baseada em radiofrequência para ser um modelo de desenvolvimento de outras novas aplicações e sistemas de rastreamento. Desses estudos, nasceu o Código Eletrônico de Produtos - EPC (Electronic Product Code) definindo-se uma arquitetura de identificação de produtos que utilizava os recursos proporcionados pelos sinais de radiofrequência, chamada posteriormente de RFID (GRAMPES, 2010).

  1. JUSTIFICATIVA

A razão de se retratar sobre os sensores RFID é com relação à sua aplicação na indústria, mesmo estando ciente de que esse dispositivo pode ser empregado em várias áreas como residências, comércios, veículos, segurança, implantes entre outros.

Rastreabilidade de produtos é um problema para a maioria das empresas, sendo difícil controlar estoques, índice de produção e gastos. Acredita-se que o uso de um sistema de informação para controle e rastreabilidade alimentar, em conjunto com um sistema de tecnologia RFID para realizar a coleta de informações, é capaz de atender a necessidade de informação sobre os produtos em todos os processos e, consequentemente, obter um alto nível de detalhamento de informações sobre os produtos, assim como redução de custos, tornando o processo mais eficaz (GRAMPES, 2010).

Atualmente, grande parte dos sistemas de gerenciamento de produtos se baseia em código de barras, porém nas indústrias, o uso deste tipo de sistema não é confiável o suficiente. Com o uso do RFID pode-se guardar informações como o dono do recipiente, seu conteúdo, volume, preenchimento, analise ou pressão máxima, também existe a possibilidade de se implementar um mecanismo de segurança que protejam a confiabilidade e a edição das informações.

  1. DESENVOLVIMENTO

O sistema RFID pode ser empregado em várias áreas como, por exemplo, em hospitais, veículos, implantes humanos, segurança, indústrias, entre outros.

Os hospitais fazem uso dos RFID ativos com o intuito de rastrear peças de equipamentos quando solicitado pelo médico.

O RFID também é utilizado para propor maior agilidade em pagamento de pedágios e estacionamentos de shoppings. Através de uma etiqueta adesiva colada no para-brisa, o usuário tem acesso a pontos que possuem a antena instalada e esta faz a leitura e abre a cancela automaticamente. O sistema identifica o usuário e o desconta automaticamente em seu cartão.

Os implantes de chips RFID que são usados em animais para rastreamento e identificação, também estão sendo utilizados em humanos. Experiências já estão sendo conduzidas para identificar as possibilidades de utilização da tecnologia como uma solução para identificar fraude, segurança em acesso a determinados locais, computadores, banco de dados de medicamento, iniciativas anti-sequestro, entre outros. Pode-se utilizar esta tecnologia na área de segurança, sendo que um deles são os sistemas de imobilização de veículos.

No campo da indústria, os sistemas RFID podem ser utilizados em várias aplicações. Uma delas é na identificação de ferramentas que, nas grandes indústrias, facilita o processo de manutenção, substituição e administração das mesmas. Outro campo na indústria que poderia significar maior rapidez e qualidade do serviço e proporcionar segurança seriam na identificação de recipientes, embalagens e garrafas, principalmente em produtos químicos e gases, nos quais qualquer erro ao se embalar pode causar sérios danos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)   pdf (114 Kb)   docx (15.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com