TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Universidade Federal do Maranhão Comunicação Social Jornalismo

Por:   •  19/6/2019  •  Pesquisas Acadêmicas  •  589 Palavras (3 Páginas)  •  182 Visualizações

Página 1 de 3

Universidade Federal do Maranhão

Comunicação Social- Jornalismo

Lucas Araujo Calixto

4º Período - Estética e as Mídias

Docente: Thiago Pereira Falcão

RESUMO:

Esse trabalho tem como objetivo analisar a série Black Mirror (Espelho Preto). Por ser uma série que faz uso dos modelos de comportamento social e o uso das tecnologias na contemporaneidade como forma entretenimento. É valido analisar como a produção da série é feita para ser capitalizada, sendo utilizada a ficção e a cultura atual humana pela obsessão da tecnologia. Serão utilizados os estudos da Sociologia e da Comunicação para verificar como e por que foi bastante consumida internacionalmente e ganhou o Emmy de melhor serie para televisão em 2012.

SERIE ESTÁ DISPONÍVEL EM:

https://www.netflix.com/title/70264888?preventIntent=true

INTRODUÇÃO

No livro “A Estetização do mundo” Lipovetsky e Serroy traz o conceito da nova forma de capitalização do mundo das artes:

“O estilo, a beleza, a mobilização dos gostos e das sensibilidades se impõem cada dia mais como imperativos estratégicos das marcas: é um modo de produção estético que define o capitalismo de hiperconsumo” LIPOVETSKY E SERROY (2013, P. 9).

O consumo das obras passa ser uma mobilização de gostos, sendo criada uma sensibilização em massa, formando assim, um mercado que gera lucro e populariza de forma global um novo modelo econômico das artes. Esse modelo, segundo Lipovestky (2013) é feito pela indústria junto com a cultura que usa a sensibilização, a beleza e o estilo para vender e movimentar o mercado. É o que a série em questão faz, através das reflexões dos comportamentos sócias com a tecnologia em que os personagens vivem. Em cada episódio a apelação para o lado emocional sensibiliza o espectador o que leva o consumo da obra.

Ao longo da analise, serão usados os conceitos e Lipovestky e Serroy (2013) para entender como a série usa a cultura social atual para problematiza os comportamentos sociais da sociedade moderna pelo uso da tecnologia e apela para a sensibilização, causando uma reflexão no espectador com seu conteúdo. Comercializando a própria realidade.

A SÉRIE

Criada por  Charlie Brooker e transmitida pela primeira vez em 2011 pelo canal britânico Channel 4 no Reino Unido, foi aclamada pela critica já com a chocante primeira temporada. E em 2015 o serviço de streaming Netflix comprou a série fazendo ainda mais sucesso na plataforma mundial de streaming. Atualmente a série conta com cinco temporadas e um filme interativo de especial de natal.

Black Mirror é uma série de ficção cientifica que mostra o comportamento social pelo uso da tecnologia na modernidade, problematizando o uso frenético e sem consciência. A série causa uma reflexão do que pode acontecer com a sociedade em um futuro próximo, sensibilizando os espectadores de maneira satirizada em cada episódio e tema abordado.

Temas políticos, ambientais, psicológicos e sociais são alvos das abordagens de entretenimentos que a série mostra nas suas já cinco temporadas. O enredo traz sempre uma problematização que choca o espectador, sensibilizando a própria realidade que a sociedade moderna vive. Cada episódio vive uma realidade diferente, com personagem e cenários diferenciados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (116.8 Kb)   docx (8.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com