TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA GRADUAÇÃO EM SERVIÇO SOCIAL

Por:   •  25/10/2022  •  Artigo  •  826 Palavras (4 Páginas)  •  80 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA

GRADUAÇÃO EM SERVIÇO SOCIAL

SAMARA LORENA DE JESUS CORREIA SOUZA

Avaliação Final

SALVADOR – BA

2022

SAMARA LORENA DE JESUS CORREIA SOUZA

Avaliação Final

Trabalho de Conclusão da disciplina de   Introdução ao Serviço Social apresentado como    requisito para obtenção de nota no curso de Serviço Social pela Universidade Federal da Bahia – UFBA

Orientadora: Raquel Pavin

SALVADOR – BA

2022

O curso de Serviço Social engloba conhecimentos teóricos, éticos e metodológicos que buscam a viabilização de direitos e politicas públicas para as camadas mais vulneráveis da sociedade. O profissional desta área vai atuar em foco na coletividade e socialização de um ser introduzindo-o na sociedade.

A desigualdade social marca a clara diferença entre classes sociais, levando como apontamento principal fatores econômicos em comparação a outras ordens coletivas, educacionais, tendo em vista o nível de escolaridade do cidadão e cultural, tomando como base o meio que aquele indivíduo está inserido. Essa desigualdade é algo que está presente em nosso país em todos esses aspectos, consequência direta do abismo social entre as classes. Segundo o filósofo e ativista político alemão Karl Marx, a origem da desigualdade estava na relação desigual de forças, onde temos aqueles que detém de conhecimento e melhores condições de um lado e pessoas desprovidas desses privilégios do outro lado. E é justamente em combate a desproporção de bens que o assistente social vai atuar, averiguando as situações, acompanhando detalhadamente e propondo soluções inteligentes e elaboradas objetivando auxiliar na melhora de condições vitais para crianças, adolescentes e adultos.

É importante deixar claro a diferença entre Assistente Social, Serviço Social e Assistência Social, termos que embora parecidos tem suas diferenças muito claras. Enquanto o Assistente Social é o profissional graduado em Serviço Social, registrado no Conselho Regional de Serviço Social (CRESS), o Serviço Social é o curso de graduação que o universitário cursa em um período de quatro a cinco anos para se tornar um Assistente Social e por fim, a Assistência Social é uma política pública que objetiva garantir apoio aos cidadãos por meio de benefícios, serviços e programas tais como, bolsa família, CADúnico, auxílios moradia entre outros.

O Assistente Social atua diretamente nos mais diversos campos que constituem a sociedade, suas atividades podem ser executadas em locais particulares, governamentais e não governamentais principalmente nas áreas de saúde, educação, família, trabalho, moradia, lazer, sistemas penitenciários, sistemas jurídicos e assistência geral.

A principal finalidade do Serviço Social é promover a estabilidade das relações sociais, e a justiça social é um grande aliado da profissão, mesmo que seja difícil de alcança-la, os profissionais buscam sempre estabelecer meios que tornam a igualdade uma realidade.

Mas de que formas esses direitos são viabilizados para a população e como o Assistente Social garante que essas políticas públicas sejam aplicadas de forma direta e indireta para todos? Conforme meu aprendizado durante o primeiro semestre da minha graduação pude identificar quatro passos importante e cruciais para a resposta dessa indagação. O primeiro passo é identificar e listas as demandas dos indivíduos necessitados do suporte profissional, o segundo por sua vez é se aprofundar nessas demandas, realizando visitas e periciais para a elaboração de laudos e pareceres finais, o terceiro passo é dar a assessoria e atendimento necessário para essas pessoas para que assim iniciarmos o quarto e último passo que é orientar essas pessoas e direciona-las para seus atendimentos necessários em cada caso especifico.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)   pdf (55.4 Kb)   docx (9.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com