TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ética em ciência da computação

Artigo: Ética em ciência da computação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/5/2014  •  Artigo  •  1.770 Palavras (8 Páginas)  •  230 Visualizações

Página 1 de 8

Ética na Computação

Devido à sua natureza em constante mudança , a área da informática é aquele que é mais difícil atribuir um conjunto específico de códigos morais , embora seja necessário que a ética possa ser considerada a tomada de decisões nesta área. A computação cria um novo conjunto de problemas éticos , único em si mesmo. Tais problemas incluem :

" ... O uso não autorizado de hardware, o roubo de software, direitos disputadas a produtos, o uso de computadores para cometer fraude , o fenômeno da pirataria e roubo de dados, sabotagem na forma de vírus , a responsabilidade pela confiabilidade da produção , tornando falsa pedidos de computadores , ea degradação do trabalho " . ( Forester, p4,1990)

Estes problemas geram um novo conjunto de questões éticas , incluindo:

" é copiar software realmente uma forma de roubar"

" são os chamados crimes" sem vítimas " ... mais aceitável do que crimes com vítimas humanas "

"A informação sobre os indivíduos armazenados em um computador constituiria uma violação intolerável de privacidade? " ( Forester, p 4-5,1990)

Estas perguntas exigem que os princípios éticos ser aplicado para a sua resolução , porque sem a consideração da ética , essas área Vulnerável pode se tornar um grande problema..

Para começar , parece que há quatro grandes áreas de ética de computador . Eles são " 1 criminalidade informática , 2 a responsabilidade pela falha do computador , 3 proteção da propriedade computador, registros e software , e 4 a privacidade da empresa , os trabalhadores e os clientes " . (De George p338 ) esta parte vai se concentrar principalmente na criminalidade informática e privacidade.

Um Crime é intelectual ,outro crime de colarinho branco . Aqueles que cometem tais crimes deve ser inteligente o suficiente para manipular um sistema de computador e em tal posição para acessá-lo em primeiro lugar . Um exemplo de crime informático está roubando fundos via computador. Muitas vezes, o pior que pode acontecer a um tal ladrão é que ele / ela está apenas obrigado a devolver o dinheiro roubado . Muitas vezes, essa pessoa vai ser demitido , assumindo que ele / ela é um empregado , mas pode ser rapidamente contratado por um concorrente por causa de seu / sua habilidade. Isso cria praticamente nenhum impedimento para cometer roubo de computadores porque a ação judicial não é muitas vezes tomadas contra o agressor.

Outro exemplo é a entrada de computador não autorizado. Em entrar em um computador não autorizado, o criminoso pode roubar segredos comerciais e dados de uma empresa. Tal crime pode ser cometido por um empregado com o objetivo de vender esses segredos para um concorrente ou por uma fonte externa querendo roubar tais segredos para promover a sua / seu próprio bem-estar. Este crime envolve tanto uma invasão de propriedade e privacidade e também compromete o próprio sistema de computador.

Este crime vai junto com a idéia de hacking. Hacking é definido como qualquer atividade relacionada com computador que não seja sancionado ou aprovado por uma entidade patronal ou o proprietário de um sistema ou de rede. Tal atividade lida com o dilema ético de quem realmente detém informações e quem deve ter acesso a essas informações. em muitas universidades , os professores de Ciência da Computação tem seus alunos invadir o sistema da universidade para provar a sua habilidade e conhecimento de sistemas de computador.

Isto coloca um dilema ético sério. Uma vez que os estudantes não estão causando nenhum dano ao sistema, é como uma ação moralmente repreensível ou aceitável? Muitos profissionais de informática sentem que este ato não é eticamente sancionada e os professores de Ciência da Computação deve abordar a questão da ética de computador com mais fervor em suas aulas.

Outra área de ética de computador que respeita a privacidade. A questão da privacidade concentra-se em funções mais básicas do computador , " sua capacidade de armazenar , organizada e registros de taxas " . (Johnson, p58) Uma grande quantidade de preocupação tem a ver com a quantidade de coleta de informações que se tornou possível por computadores. isso coloca informações pessoais das pessoas em uma posição vulnerável . Se alguém hacks em um sistema de computador , toda esta informação está em seu / sua disposição. desta forma, crimes como roubo de identidade pode ocorrer.

Além disso , quando as informações armazenadas podem ser facilmente trocados , o efeito de um pequeno erro pode ser ampliada. Tais erros podem permanecer no sistema por tempo indeterminado. Computadores " criar a possibilidade de que os incidentes na vida de alguém ou erros em um dos registros vai seguir um ao longo da vida , afetando profundamente como se é percebido e tratado ." (Johnson, p60) É por causa deste efeito que as pessoas perdem o controle sobre suas vidas e informações sobre eles.

Assim, parece que há boas e más conseqüências de registros computadorizados . Um bom resultado é que a necessidade de uma organização para a informação sugere " o acesso à informação relevante pode melhorar a tomada de decisão e, portanto, tornar as organizações mais eficientes ." (Johnson, p63) Por sua vez, fornece um resultado positivo para o indivíduo , pois isso poderia significar melhores serviços ou poupança.

No entanto , as conseqüências ruins ainda existem. Estes estão relacionados ao fato de que "a informação é utilizada para tomar decisões sobre os indivíduos e tais decisões podem ser baseadas em informações irrelevantes e impreciso. " (Johnson, p63) Não há nenhuma maneira de garantir que o poder exercido por organizações por causa disso o acesso a informação é usada de forma justa. Assim, parece que deve haver um equilíbrio entre a necessidade de informação por parte de uma organização e os interesses do indivíduo.

Outra área de preocupação em conjunto com tudo isso tem a ver com o computador poder empunhar profissionais por causa de seu conhecimento de sistemas de computador. Profissionais de informática podem atuar em uma de duas maneiras: " Quando não se sabe , assumir informação está no domínio público até que haja alguma evidência de que não é , ou Quando não se sabe , assumir a informação é confidencial , a menos ou até que haja evidências de que ela não é " . (Johnson, p 70) é desejável que um profissional

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.8 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com