TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Ética e Deontologia Profissional

Por:   •  8/10/2019  •  Trabalho acadêmico  •  2.784 Palavras (12 Páginas)  •  3.714 Visualizações

Página 1 de 12

ĺNDICE

RESUMO        i

CAPÍTULO I: INTRODUÇÃO        3

1.1.        Objectivos        3

1.1.1.        Objectivo Geral        3

1.1.2.        Objectivos Específicos        3

1.2.        Métodos        4

1.2.1.        Métodos de Abordagem        4

1.3.        Técnica de Pesquisa        4

1.3.1.        Técnica de Documentação Indirecta        4

1.4.        Tipo de Pesquisa        5

CAPÍTULO II: EMBASAMENTO TEÓRICO        6

2.1.        Ética        6

2.1.1.        Aspectos Gerais sobre a Ética        6

2.1.2.        Ética Profissional        7

2.1.3.        Ética e a Moral        9

2.2.        Deontologia        10

2.2.1.        Aspectos Gerais sobre a Deontologia        10

2.2.2.        Deontologia Profissional        10

CAPÍTULO III: CONCLUSÃO        12

REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS E BIBLIOGRAFIA        13

RESUMO

A Ética e a Deontologia Profissional, enquadra os profissionais a uma conduta politicamente correta e em linha com a boa imagem que a entidade ou a profissão quer ocupar, inclusive incentivando à voluntariedade e à humanização destas pessoas e que, em vista da criação de algumas actividades profissionais, é redigido, analisado e aprovado pela sua entidade de classe, organização ou governo competente, de acordo com as atribuições da actividade desempenhada, de forma que ela venha a se adequar aos interesses, lutas ou anseios da comunidade beneficiada pelos serviços que serão oferecidos pelo profissional sobre o qual o código tem efeito.

Palavras-chaves: Ética, Deontologia, Profissional, Moral.

CAPÍTULO I: INTRODUÇÃO

O presente trabalho de carácter avaliativo com o tema Ética e Deontologia Profissional, como já todos constatamos, o mundo do trabalho esta em constante transformação/renovação, e em muitos aspectos de forma extremamente rápida e profunda. O que ontem era desconhecido, hoje pode ser uma norma dominante. Esta nova realidade levanta várias questões e algumas dúvidas, pois ao afectar as vidas e os futuros de todos nós, merece uma reflexão profunda sobre o modo como é conduzida a nível ético e moral.

A partir disso, este estudo pretende explicar o conceito de ética dentro das organizações, visto ser a falta de ética um dos grandes problemas no quotidiano pessoal e profissional; enfatizar a importância de condutas éticas do profissional para a imagem da empresa e, também, para o bom relacionamento e desempenho das equipes envolvidas na execução das tarefas do dia-a-dia da organização.

Este trabalho está dividido, basicamente, em três capítulos, com o objectivo de facilitar o entendimento. O primeiro capítulo apresenta, inicialmente, os objectivos, os métodos, as técnicas de pesquisa e o tipo de pesquisa. No segundo capítulo, tem-se o embasamento teórico, em que se abordam os termos, Ética e Deontolgia Profissional e se desenvolvem os tópicos a ele relacionados. No terceiro e último capítulo, apresenta-se a conclusão do trabalho.

  1. Objectivos

  1. Objectivo Geral

O presente trabalho tem como objectivo principal aprofundar sobre a Ética e a Deontologia Profissional.

  1. Objectivos Específicos

Os objectivos específicos do trabalho são:

  • Abordar de uma forma detalhada sobre a Ética e a Deontologia;
  • Diferenciar a Ética e a Moral;
  • Definir a Ética Profissional e a Deontologia Profissional;
  • Abordar sobre a Importância da Ética Profissional e o seu Papel;
  • Abordar sobre o Código Ético de Conduta Profissional;
  • Abordar sobre os Princípios Deontológicos.
  1. Métodos

O método, segundo Garcia (1998: 44), representa um procedimento racional e ordenado (forma de pensar), constituído por instrumentos básicos, que implica utilizar a reflexão e a experimentação, para proceder ao longo do caminho (significado etimológico de método) e alcançar os objectivos preestabelecidos no planeamento da pesquisa (projecto).

Para Lakatos e Marconi (2003: 106), os métodos podem ser subdivididos em métodos de abordagem e métodos de procedimentos. Neste estudo, usou-se um procedimento, assim temos os Métodos de Abordagem.

  1. Métodos de Abordagem

Segundo Prodanov e Freitas (2013: 26-27) os Métodos de Abordagem esclarecem os procedimentos lógicos que deverão ser seguidos no processo de investigação científica dos factos da natureza e da sociedade.

No presente trabalho, a autora utilizou o seguinte procedimento:

  • Método Dedutivo: Segundo Prodanov e Freitas (2013:27-28) de acordo com o entendimento clássico, e o método que parte do geral e, a seguir, desce ao particular.
  1. Técnica de Pesquisa

Na óptica da autora, uma pesquisa é um conjunto de acções, propostas para encontrar a solução para um problema, que têm por base procedimentos racionais e sistemáticos.

De acordo com Lakatos e Marconi, existem as seguintes técnicas de pesquisa:

  • De documentação directa e;
  • De documentação indirecta.

Dos dois tipos de pesquisas propostas, no presente trabalho, a autora utilizou a seguinte pesquisa:

  1. Técnica de Documentação Indirecta

Segundo Lakatos e Marconi (2003: 174) apontam as seguintes técnicas de documentação indirecta usadas no presente trabalho:

  1. Pesquisa documental - caracterizada pela busca de informações em documentos considerados oficiais, memória organizacional ou em sites da web;
  2. Pesquisa bibliográfica - busca de informações efectuadas em diferentes fontes e suportes.
  1. Tipo de Pesquisa

De acordo com o objectivo pretendido neste trabalho, a autora optou pela pesquisa Descritiva, que, segundo Prodanov e Freitas (2013: 52-53), quando o pesquisador apenas registra e descreve os factos observados sem interferir neles.

                        

CAPÍTULO II: EMBASAMENTO TEÓRICO

  1.  Ética

  1. Aspectos Gerais sobre a Ética

A Ética nasceu na Grécia, os gregos foram os pioneiros a racionalizar as relações entre as pessoas, repensando posturas e sistematizando acções, tentando estabelecer regras de comportamento que permitam o convívio entre indivíduos na sociedade. Tem origem ou deriva da palavra grega “ethos”, que significa a clareza da alma, (carácter, modo de ser de uma pessoa).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.7 Kb)   pdf (196.5 Kb)   docx (22.3 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com