TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Biografia de Charlie Montesquieu

Por:   •  26/8/2015  •  Bibliografia  •  1.576 Palavras (7 Páginas)  •  449 Visualizações

Página 1 de 7

Prof. Pedro Casemiro Leite  

Cinthia Rocha

Denise de Paiva

Jaiane Martins

Matheus Goes

Thayna Moraes

Tharlles Alves

Mostesquieu

 

Cotia - SP

2015

Cinthia Rocha

Denise de Paiva

Jaiane Martins

Matheus Goes

Thayna Moraes

Tharlles Alves

 

Montesquieu

 

Trabalho de Montesquieu, História.

Orientador: Prof. Fernando

Cotia – SP

2015

  1. Introdução

[pic 1]

Charles-Louis Secondat, mais conhecido como Charlie Montesquieu, ou barão de Montesquieu foi um importante filósofo, escritor e politico francês. Aristocrata, filho de uma família nobre, nasceu em 18 de Janeiro de 1689, na cidade de Bordeaux – França. É considerado um dos grandes filósofos do Iluminismo.

                                                       


  1. Biografia

            Charles de Montesquieu nobre filho de uma família com negócios na área do vinho, foi criado no Castelo de La Brède onde nasceu e teve seus primeiros ensinamentos. Com onze anos de idade que Montesquieu entrou para o Colégio Juilly, uma escola religiosa de oratória onde somente possuía os alunos das mais ricas famílias, comandada por padres que ensinavam a doutrina iluminista da época. Após concluir a educação básica, entrou na Universidade de Bordeaux, formando-se em direito, em 1708, foi para Paris dando continuidade a seus estudos, mas depois de cinco anos com a morte de seu pai, teve que retornar para tomar conta da herança que lhe pertencia, tornando-se assim conselheiro do Parlamento da cidade. Nessa fase, viveu sobre a proteção de seu tio, o barão de Montesquieu. Com a morte de seu tio, Montesquieu assume o título de barão, a fortuna e o cargo de presidente do Parlamento de Bordeaux.

            Em 1715, casou-se com a rica e protestante Jeanne Lartigue, se tornando pai de dois filhos. Tornou-se membro da Academia de Ciência de Bordeaux, e desenvolveu vários estudos sobre a ciência. Enquanto exercia a presidência da Câmara, resolveu estudar áreas do direito romano, biologia e geologia, usando as ciências naturais como metáforas para explicar as ciências humanas em seus artigos e teses acadêmicas.

             Com estes estudos, Montesquieu pode se aprofundar no estudo iluminista que tinha iniciado no Colégio Juilly. Onde em 1721 publicou sua primeira obra de destaque, as "Cartas Persas", onde criticava os costumes sociais, políticos e religiosos da França, sob a prima de dois viajantes onde trocavam correspondências em forma de sátiras, refletindo o pensamento iluminista daquela época. Com forte crítica à Igreja Católica, a obra analisava a forma impossível do homem em chegar ao conhecimento supremo.

             A obra teve grande repercussão que Montesquieu decidiu lagar o lado Jurídico para ser tornar um grande escritor. Com seus estudos passou por países da Europa, como: Holanda, Alemanha e Itália, onde tomava conhecimento de outros pensadores influente (Pietro Giannone e Vico). Chegando a Inglaterra admirou-se com o poder politico do país e levou dois anos se dedicando para estudar em In loco.

          Voltando para sua cidade, escreveu sua obra-prima literária “O espirito das leis”. Nesta obra Montesquieu criou várias teorias politicas observadas pela sua viagem a Europa onde definiu três tipos de governo existentes: o monárquico, onde a população servia a um rei através de leis positivas; o republicano, regido na mão de várias pessoas guiadas pela virtude; e o despótico, onde o autoritarismo de um líder podia comprometer os direitos humanos através da política do medo.

           Montesquieu escreveu alguns princípios básicos para que governos opressores fossem evitados. Para isso, defendeu a separação da máquina política em três poderes:

  • Executivo: ficaria responsável pela administração pública de uma nação, geralmente exercido por um rei (Monarquia) ou chefe de

Estado (República);

  • Legislativo: ficaria responsável pelos projetos de leis e representaria a Câmara dos Parlamentares;

  • Judiciário: ficaria responsável pelo órgão jurídico e pelo cumprimento das leis dos cidadãos e dos outros dois poderes, exercidos pelos juízes e magistrados.

          Sua teoria teve grande impacto no iluminismo europeu que serviu para a organização do sistema político das nações modernas. Apesar da grande visibilidade intelectual, Montesquieu sofreu duras críticas de alguns setores e sua obra foi proibida de ser distribuída em território francês. Mesmo assim, ainda conseguiu publicá-la oficialmente em 1748 em Gênebra, Suíça, dividido em dois volumes.

  1. Iluminismo

           O Iluminismo foi um movimento global e intelectual, que surgiu no século XVIII com a ideia de libertar as amarras que o absolutismo tinha imposto, que tinha as características dos conceitos feudais de conhecimento sobre as ideias políticas, econômicas e sociais. O Iluminismo tinha o proposito de iluminar as trevas  em que se encontrava a sociedade que  absolutismo tinha trazido, ele foi chamado também de O século da Luz, e pregava maior liberdade econômica, política e espiritual, através da razão da ciência e da filosofia.

  1. Filósofos Iluministas

           Os pensadores Iluministas, conhecidos também como filósofos, influenciavam diretamente no nossa concepção, hoje, de pensamento moderno e livre. Estes que, eram inimigos da intolerância e que acima de tudo defendiam a liberdade, ele defendiam os direitos intelectuais, e espirituais do povo em todos os sentidos. Com o objetivo de livrar a humanidade das trevas e trazer a luz por meio da ciência e da filosofia, estes foram chamados de Iluministas.

  1. Principais Filósofos Iluministas

Os principais filósofos do Iluminismo foram:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.3 Kb)   pdf (541 Kb)   docx (406.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com