TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Biografia de Pierre Bourdieu

Por:   •  21/12/2023  •  Pesquisas Acadêmicas  •  870 Palavras (4 Páginas)  •  39 Visualizações

Página 1 de 4

Teoria de Pierre Bourdieu

Desigualdade de acesso a recursos educacionais:

Se formos considerar seriamente as desigualdades sociais condicionadas diante a escola e a cultura, somos obrigados a concluir que a equidade que obedece ao sistema escolar e injusta e que em toda a sociedade onde proclama ideias democráticas, oque ela protege melhor são os privilegiados.

"Com efeito, para que sejam favorecidos os mais favorecidos e desfavorecidos os mais desfavorecidos, é necessário e suficiente que a escola ignore, no âmbito dos conteúdos do ensino que transmite, dos métodos e técnicas de transmissão e dos critérios de avaliação, as desigualdades culturais entre as crianças das diferentes classes sociais. Em outras palavras, tratando todos os educandos, por mais desiguais que sejam eles de fato, como iguais em direitos e deveres, o sistema escolar é levado a dar a sua sanção às desigualdades iniciais diante da cultura.”"

Veja mais sobre "Pierre Bourdieu" em: https://brasilescola.uol.com.br/sociologia/pierre-bourdieu.htm#Biografia+de+Pierre+Bourdieu

 Pierre Bourdieu, um sociólogo francês, desenvolveu a teoria da reprodução social para explicar como as desigualdades sociais são perpetuadas e transmitidas de geração em geração, especialmente no contexto educacional. A escola desempenha um papel crucial nesse processo, atuando como uma instituição de conservação social. Aqui estão alguns dos conceitos-chave relacionados ao funcionamento da escola e sua função de conservação social de acordo com Bourdieu:

Capital Cultural:

Bourdieu introduziu o conceito de "capital cultural" para descrever o conhecimento, habilidades e formas de comportamento que são valorizadas em uma sociedade.

O capital cultural é transmitido de uma geração para outra e pode se manifestar de várias maneiras, como habilidades linguísticas, conhecimento artístico, familiaridade com normas culturais, etc.

Habitus:

Habitus refere-se ao conjunto de disposições incorporadas que as pessoas adquirem por meio de sua socialização e experiências de vida.

O habitus molda as percepções, preferências e comportamentos de uma pessoa, influenciando suas escolhas e posições na sociedade.

Campo Educacional:

Bourdieu concebe a escola como um "campo" onde diferentes agentes, como professores, alunos, pais e administradores, interagem e competem por diferentes formas de capital.

O campo educacional reflete as relações de poder e as hierarquias presentes na sociedade mais ampla.

Reprodução Social:

A reprodução social, de acordo com Bourdieu, ocorre quando as desigualdades sociais são transmitidas de uma geração para outra.

A escola desempenha um papel central nesse processo, pois valida e recompensa o capital cultural que está alinhado com as normas da classe dominante.

Violência Simbólica:

Bourdieu introduziu o conceito de "violência simbólica" para descrever a maneira como as estruturas sociais, como a escola, impõem certas formas de pensar e agir, tornando-as aceitáveis e naturalizadas.

A violência simbólica muitas vezes perpetua as desigualdades de maneira sutil, sem a necessidade de coerção física.

Distinção Social:

A escola contribui para a distinção social ao valorizar certas formas de capital cultural em detrimento de outras.

Isso resulta na legitimação das desigualdades existentes, pois os alunos que possuem o capital cultural mais próximo das normas da classe dominante têm uma vantagem.

Portanto, de acordo com Bourdieu, a escola não é apenas uma instituição neutra de transmissão de conhecimento, mas também desempenha um papel crucial na reprodução das desigualdades sociais, contribuindo para a conservação e legitimação das hierarquias existentes na sociedade.

Pierre Bourdieu, um renomado sociólogo francês, desenvolveu a teoria da prática cultural para explicar como as pessoas, através de suas práticas cotidianas, contribuem para a reprodução social das desigualdades. A escola desempenha um papel crucial nesse processo, sendo um dos locais onde as práticas culturais são moldadas e reproduzidas. Vamos explorar alguns conceitos-chave relacionados à escola e à prática cultural de Bourdieu:

Prática Cultural:

Para Bourdieu, a prática cultural refere-se às atividades diárias e aos comportamentos das pessoas que são influenciados por seu habitus e pelo capital cultural que possuem. Isso inclui desde as escolhas alimentares até as preferências artísticas e os padrões de linguagem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)   pdf (49 Kb)   docx (147 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com