TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha filme "Caixa dois"

Por:   •  16/11/2015  •  Resenha  •  477 Palavras (2 Páginas)  •  4.247 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

Psicologia e Gestão de Pessoas

Nomes:  Emanuella Costa e Jonathan Henrique

Resenha “Caixa 2”

O filme Caixa 2, apesar de ser uma comédia, se articula muito com a realidade dramática da sociedade capitalista, onde o sujeito vende a sua força de trabalho em troca, muitas vezes, de uma recompensa desonesta e injusta por parte dessa organização. Podemos então, ponderar criticamente algumas questões que a trama retrata com muita clareza, sobretudo o domínio que as organizações exercem sobre o trabalhador.

A trama se dá quando o banqueiro Luiz Fernando, recebe uma quantia ilícita e não tem como aplicar esse valor pois seu cumplice, um doleiro que faz lavagem de dinheiro, está em coma. Ele se vê obrigado a usar sua secretária, Ângela, como “laranja” para salvar a situação. Porém, seu assessor, Romero, ao fazer o deposito, deposita o dinheiro na conta de Angelina, a esposa de Roberto, um dos recém demitidos, após 25 anos de prestação de serviço e dedicação como bancário. A fim de sanarem a confusão, eles todos vão para casa de Roberto tentar resolver a situação onde seu filho, Henrique, que possui habilidades no manuseio de computadores, articula uma situação com seu amigo e sua noiva Ângela e, agora, eles que enganam o banqueiro e ficam com os 50 milhões.

 Em algumas cenas do filme vemos Roberto na ilusão do envolvimento afetivo com a organização, quando ele diz que Luiz Fernando o chamou pelo nome em um congresso, pedindo a manteiga. Outra cena foi quando Luiz Fernando palestrava dizendo sobre a recompensa que os “colaboradores” teriam ao investirem os tempos deles no banco, deixando os aniversários, almoços de família, etc. Valorizando de certa forma os funcionários, fato esse que ocorre quando o trabalhador adota a empresa como família, se desligando dos acontecimentos sociais e se permitindo criar vínculos com a organização.

O Roberto é o personagem que mais representa esse vínculo que as organizações estabelecem com o funcionário. Ele veste, como que uma segunda pele e cria um estigma de que o banco é como uma mãe. Ele relata, com brilho nos olhos, todo o amor que sente por aquela empresa e no fim das contas ele é demitido sem nenhuma justificativa, afinal, o Luiz Fernando só sabia seu nome por que lia no crachá.

Esse é um dos papéis fundamentais das organizações; tornar o colaborador parte da família organizacional para obter ao máximo a sua mão de obra. A empresa proporcionando lazer, da assistência à saúde e  cada vez mais cria vínculos a fim de dominar todo contexto social daquele indivíduo, porém,  sem nenhuma piedade, quando ele já não serve mais para organização, ou a mesma precisa reduzir custos, este simplesmente é cortado, se tornando apenas mais um número.

O fato é que essa é a dura realidade do contexto capitalista em que estamos inseridos, onde o sujeito só serve enquanto serve!

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (71.3 Kb)   docx (25.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com