TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Ciência.

Trabalho Escolar: A Ciência.. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/5/2014  •  2.125 Palavras (9 Páginas)  •  1.187 Visualizações

Página 1 de 9

DO MÉTODO ÀS LEIS CIENTÍFICAS.

O termo ciência vem do latim scientia, que significa “conhecimento”, ciência pode ser definida como o campo da atividade humana que se dedica à construção de um conhecimento sistemático e seguro a respeito dos fenômenos do mundo. Ao se utilizar a palavra conhecimento devemos estar atentos ao seu significado, pois este apresenta dualidade, a palavra pode ser usada num sentido geral (lato sensu) ou num sentido específico, o ‘conhecimento’ científico é aquele é sólido e bem fundamentado (stricto sensu). O conhecimento pelo qual a ciência se interessa era chamado pelos gregos de episteme, por isso ainda hoje, a investigação sobre o conhecimento obtido pela ciência é conhecida como epistemologia.

OBJETIVOS DA CIÊNCIA.

↔ Tornar o mundo compreensível;

• Proporcionar ao ser humano meios para prever situações e exercer controle sobre a natureza.

MÉTODO CIENTÍFICO.

O método científico é usado desde o início da ciência moderna para que se alcancem os objetivos. O tão falado método científico é o núcleo de procedimentos de orienta o modo de conduzir uma investigação científica. Como todo método, o científico é formado de uma estrutura lógica que engloba diversas etapas, as quais devem ser percorridas na busca de uma solução para o problema proposto, o esquema é o seguinte:

☼ Enunciado de um problema – observando fatos, o cientista enuncia um problema que o intriga e que ainda não foi explicado.

☼ Formulação de uma hipótese – tentando solucionar o problema o cientista propõe uma resposta possível para solucioná-lo.

☼ Testes experimentais da hipótese – o cientista testa a validade de sua hipótese, investigando as conseqüências da solução proposta.

☼ Conclusão – o cientista conclui a pesquisa científica, confirmando ou corrigindo a hipótese formulada e testada.

OUTROS INGREDIENTES.

Apesar de adotado como ‘lei’, o método científico não constitui conjuntos fixos que devem ser usados em todo o tipo de pesquisa científica, utilizar o método não garante o êxito de qualquer empreendimento. Os resultados da pesquisa estão sujeitos a diversos outros fatores como a natureza do problema, os recursos materiais aplicados na pesquisa, os elementos do acaso, a imaginação e a sagacidade do pesquisador.

LEIS E TEORIAS CIENTÍFICAS.

Os cientistas depois de suas investigações, também formulam leis e teorias. As teorias são formuladas a partir da observação (e utilização da metodologia científica) e explicação dos fenômenos regulares, por meio deste processo formulam-se as leis científicas, que são enunciados generalizadores que procuram apresentar relações constantes e necessárias entre fenômenos regulares. As leis científicas possuem duas funções básicas, a de resumir uma grande quantidade de fenômenos regulares e a de possibilitar a previsão de novos fenômenos. A chamada teoria científica tem como objetivo explicar as regularidades entre os fenômenos e deles fornecer uma compreensão ampla.

TRANSITORIEDADE DAS TEORIAS CIENTÍFICAS.

A ciência se propõe a atingir conhecimentos precisos, coerentes e abrangentes; Apesar desta busca pela precisão, ao longo de um estudo histórico é possível observarmos que diversas teorias científicas aceitas e comprovadas durante certo tempo, com o passar dos anos foram modificadas e/ou substituídas. Isto comprova que os conhecimentos científicos não estão livres de falhas e não são, de forma alguma, infalíveis. As teorias científicas possuem certas “condições de validade”, o cientista vai até onde seu tempo o permite, isto pode nos levar a uma visão cética sobre a ciência, já que, os conhecimentos provavelmente irão se aprimorar, se modificar ou até mesmo negados no futuro, mas para os defensores da ciência ela cumpre sua função enquanto tem “êxito no seu propósito de fornecer explicações dignas de confiança, bem fundadas e sistemáticas para numerosos fenômenos” (Nagel, Filosofia da ciência, p.18). Para outros, ainda, seu papel seria o de construir um conhecimento continuamente progressivo.

FILOSOFIA DA CIÊNCIA.

A filosofia da ciência é chamada de epistemologia, foi criada com o objetivo de discutir os conflitos listados a cima. A epistemologia faz uma reflexão crítica sobre os fundamentos do saber científico da seguinte forma:

☼ Estudo do método de investigação científica;

☼ Classificação das ciências;

☼ Natureza das teorias científicas e sua capacidade de explicar a realidade;

☼ Papel da ciência e sua utilização na sociedade.

CIÊNCIA NA HISTÓRIA.

↔ Século XVII.

• A ciência e a filosofia estavam interligadas.

↔ Revolução científica.

• Galileu iniciou a Revolução científica, após isto se iniciou o processo da ciência como setor autônomo.

CIÊNCIA MODERNA.

Apesar de o objetivo da ciência ser o mesmo desde a sua “criação”, o entendimento do que é ciência vem se modificando com o passar do tempo. Para Aristóteles, conhecer é conhecer as causas, causas essas que ele acreditava serem quatro: a causa material, a causa formal, a causa eficiente e a causa final. A partir do momento que conhecêssemos todas elas, teríamos um conhecimento que ultrapassaria a própria ciência, este ponto de vista pode ser confundido como a própria metafísica.

ENFOQUE QUANTITATIVO.

A partir de Galileu a ciência passou a se guiar por um procedimento mais específico e experimental. Daí a busca por um enfoque pouco mais quantitativo, o estudo acerca de algo tão sensível como os seres, passou a ser reduzida a equações,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.3 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com