TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Ciência E O Livro Do Mundo

Casos: A Ciência E O Livro Do Mundo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/3/2015  •  873 Palavras (4 Páginas)  •  377 Visualizações

Página 1 de 4

A CIÊNCIA E O LIVRO DO MUNDO

A Ciência sempre foi considerada como fonte de saber e conhecimento, como também o esforço para descobrir e aumentar o conhecimento humano, na busca incessante de como funciona o Universo. Classificamo-la como investigativa, quando direcionados à descoberta de verdades ligadas à realidade do universo, e que de acordo com o método empregado, se for o método cientifico, ela é um processo de avaliar e quando não há uma profunda investigação torna-se um conhecimento empírico.

Também é a ciência definida como um corpo organizado de conhecimentos adquiridos por estudos e pesquisas.

Partindo desta definição do que é a ciência, vamos buscar na filosofia respostas para as mais variadas questões e, tomando como principio os estudos de René Descartes, vamos encontrá-la fragmentada em vários ramos, com inúmeras variações, principiando pela ciência do existir.

Descartes abre o seu discurso do método dizendo que: “para bem conduzir a razão e procurar a verdade nas ciências” , mostrando que a capacidade é igual para todos, entretanto nos desviamos por variados caminhos, dependendo do grau de conhecimento, do volume de saber adquirido, porque é inerente ao ser humano só aceitar como verdade aquilo que ele bem conhece e pode avaliar, argumentar e defender. Diz ainda na pagina 5 que ”não basta ser um espírito bom, mas o principal é aplicá-lo bem”, a partir daí podemos fazer uma relação entre a ciência e a vida.

A vida, partindo do ponto de vista físico é finita, porém nos faz compreender o quanto imensurável se torna se não a limitarmos na questão tempo e sim no realizado, tem nos ensinado que somos o reflexo do que pensamos e a soma do que fazemos, de como agimos, de como nos relacionamos e, principalmente do quanto estamos à disposição do nosso em torno. Ora, pessoa alguma quer escrever no seu livro existencial, ações que a rotulem como má, nefasta ou destruidora, todas buscam mostrar o que têm de melhor e assim compreendemos quando René Descartes nos prova a existência de um ser perfeito, criador de todas as coisas e ao qual chamamos de DEUS.

Como nos é ensinado desde muito cedo que só Deus é a perfeição e a sua magnitude além de imensurável é a fonte emanadora de todas as bondades, de todas as virtudes e como provém de um ser tão Superior, logo todos queremos ser bons, os que se desviam é porque não conhecem na íntegra esta verdade absoluta, não se conhecem, confirmando assim um dos métodos de Descartes que diz “que o sentido da vida é buscar o conhecimento, experimentar o mundo e experimentar a si mesmo”.

Também aprendemos que o Livro – substantivo masculino, é um volume que se transporta, composto de páginas encadernadas contendo texto manuscrito ou impresso. É um produto intelectual e, como tal transmite informações e conhecimentos que podem ser individuais ou coletivas.

Ora, Descartes nos diz em todos os seus estudos que a vida é uma constante busca de aprendizado e que este se busca a partir do auto conhecimento, se o livro é um condensador de conhecimentos e saberes, podemos traçar um paralelo entre este e a vida e dizer que o LIVRO encerra a ciência do mundo.

Para fazer-se tal afirmação, busca-se ainda junto aos escritos de René, mas precisamente na segunda parte do seu manual, a meditação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com