TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Comparação Cidades

Por:   •  22/6/2015  •  Artigo  •  2.484 Palavras (10 Páginas)  •  287 Visualizações

Página 1 de 10

1. Introdução

A Região do Grande ABC é composta pelos munícipios: Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, Diadema, Ribeirão Pires, Mauá e Rio Grande da Serra. Porém para o desenvolvimento da Pesquisa o enfoque transcorreu em torno dos três primeiros municípios citados inicialmente.

O estudo buscou a abordagem comparativa entre essas três cidades em diversos âmbitos, dentre estes encontra-se por exemplo a categoria saúde e criminalidade. Além do estudo comparativo houve o desenvolvimento de pensamentos críticos e teorias que visavam explicar quais fatores motivaram e determinaram o resultado dos dados abordados.

É importante destacar que vários municípios do ABC se dividem em subdistritos, Santo André tem os subdistritos de Utinga e Paranapiacaba e, em São Bernardo do Campo há os subdistritos de Riacho Grande e Rudge Ramos.

De acordo com dados do blog UFABC – Relações Sociais dos alunos da UFABC (Universidade Federal do ABC), “atualmente a região conta com aproximadamente 2,5 milhões de habitantes, segundo estimativas do IBGE (2007), sendo os municípios de São Bernardo do Campo e de Santo André, os mais populosos, com, respectivamente 781 mil e 668 mil habitantes”.

Apesar da existência de habitações irregulares na região como favelas e cortiços, onde grande parte da população reside, o ABC Paulista possui um alto índice de IDH (Índice de desenvolvimento Humano), sendo a cidade de São Caetano do Sul uma das detentoras do maior IDH do estado de São Paulo. De acordo com dados do Atlas de Desenvolvimento Humano o município no ano de 2010 apresentou índice de 0,862, sendo classificada, com base nas determinações do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), como cidade com alto índice de desenvolvimento.

2. Metodologia

Para o desenvolvimento do estudo foram utilizados dados do Atlas do Desenvolvimento Humano, DataSUS, IBGE, IpeaData, Mapa da Criminalidade e, sites com conteúdo histórico e cultural para o embasamento dos integrantes do grupo de pesquisa a respeito dos municípios do ABC Paulista.

Os dados recolhidos foram à base para as conclusões e considerações a respeito das cidades estudadas. Através destes pode-se realizar a comparação entre os municípios.

Na primeira etapa da pesquisa, dividiram-se os temas e tópicos para a pesquisa individual dos integrantes do grupo, de forma que o trabalho fosse simplificado e pudesse ser realizado de forma ágil. Após isso os tópicos foram reunidos, através de conversas e compartilhamento das informações abordadas, com os demais integrantes da equipe.

Posteriormente a essa etapa houve o estudo das conclusões finais do trabalho. Para que fossem estabelecidas as relações de interdependência e os resultados da pesquisa.

3. Desenvolvimento

• Saúde

De acordo com os dados encontrados no site do DATASUS, é possível perceber que no que diz respeito à saúde, as informações são poucas. O que se tem conhecimento das três cidades apresentadas no presente trabalho são informações referentes à taxa de mortalidade infantil e fetal e também à taxa de mortalidade materna.

A partir da pesquisa percebeu-se então, que comparado ao Grande ABC de maneira geral, as taxas de mortalidade infantil e fetal e também de mortalidade materna, tanto em São Caetano do Sul, quanto em Santo André, como também em São Bernardo do Campo, são bem pequenas observadas no período de tempo de 2006 a 2015.

Analisando então cada uma delas, nota-se que São Caetano do Sul não demonstrou variação na taxa de mortalidade infantil e fetal no período apresentado acima, já na taxa de mortalidade materna, houve uma pequena queda. São Bernardo do Campo apresentou um pequeno acréscimo no primeiro indicador colocado anteriormente no período de 2006 a 2011 e relevante diminuição entre 2011 e 2015, já no segundo indicador apresentado demonstrou acréscimo de 2008 a 2010 e relevante decréscimo de 2014 para 2015. A análise da taxa de mortalidade infantil e fetal de Santo André se aproxima de forma muito clara aos dados apresentados sobre São Bernardo do Campo, o que se torna evidente também na taxa de mortalidade materna.

Pensando então nos dados apresentados pelas três cidades colocadas no presente trabalho, nota-se que de forma geral, São Caetano do Sul é a que apresenta menor variação, porém seus indicadores são os menores comparados às outras cidades.

• Educação

Gráfico (1) – Número de Matriculas no Ensino Médio

Número de Matriculas no Ensino Médio

Ano Santo André São Bernardo do Campo São Caetano do Sul

2007 28.764 35.066 8.323

2009 29.079 36.983 8.128

2012 31.739 37.267 8.411

Tabela (1) – Número de Matriculas no Ensino Médio

Observando os indicadores da educação pode-se notar que São Bernardo do Campo se destaca com maior número de matrículas efetuadas, e que ao longo dos anos cresceu gradativamente. Diferente de São Caetano do Sul que em 2009 sofreu um decréscimo de 2,90% nos números de matrículas, e a partir de 2010 voltou a crescer, e Santo André ficou em segundo com a média perceptivamente muito maior que São Caetano do Sul e não houve quedas no percentual.

Deve-se levar em conta que São Bernardo do Campo tem a maior população dentre as cidades comparadas, o que contribui para o maior número de estudantes. Contando o número de escolas do Ensino Médio (Públicas e Privadas), há um somatório de 35 escolas em São Bernardo do Campo, 90 em Santo André e, 25 em São Caetano do Sul (IBGE, 2012), sendo a maioria destas escolas municipais e estaduais.

A partir deste indicador observa-se que ao passar dos anos o número de matriculas aumentaram nas três cidades.

O ABC Paulista por ser uma região industrial, tem grande demanda por trabalhadores, porém cada vez mais o mercado de trabalho se torna mais rigoroso e seletivo, com isso cria-se a necessidade de estudo e especialização por parte da população para se destacar no meio competitivo e, conquistar oportunidades de emprego.

Nota-se dizer que a região abriga conceituadas faculdades federais e privadas. Dentre as federais se destaca a UFABC (Universidade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.5 Kb)   pdf (60.7 Kb)   docx (17.8 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com