TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Condição humana não depende da condição biológica

Por:   •  16/7/2015  •  Trabalho acadêmico  •  801 Palavras (4 Páginas)  •  272 Visualizações

Página 1 de 4

Nós humanos fazemos parte da natureza. Comemos, bebemos, respiramos, temos filhos, envelhecemos. Porém apenas os seres humanos são capazes de produzir cultura.

A condição humana não depende da condição biológica, o ser humano sempre será humano independente da condição biológica.

Qualquer ação, ocorrida em qualquer lugar do mundo, pode interferir, direta ou indiretamente, nas nossas vidas.

O mundo está interligado racialmente e ao mesmo tempo, ironicamente, se anulam e discriminam.

Culturas são geralmente delimitadas por espaços geográficos, dentro dos quais há inúmeras subculturas.

Subculturas desenvolvem-se em função de identidades étnicas, raciais, de ocupação, de interesses especiais, ou mesmo em função de preferências sexuais.

Os contextos influenciam nas nossas vidas direta ou indiretamente. Os contextos são o ambiente que nos rodeia, a família, os amigos, a escola, o país aonde vivemos, a época, entre outros, todos são contextos que fazem parte de nós, sendo que cada um tem seu tipo de relação conosco, e por isso a influencia é diferente do nosso desenvolvimento.

Só é possível compreender as trajetórias de desenvolvimento e comportamentos dos seres humanos se tiverem conta do contexto de vida de cada um.

O capitalismo surgiu no período pós era feudal em que comerciantes começaram criar cidades fora e entre os feudos, acumulando riquezas, além disso a invenção de máquinas e produção em série. Os burgueses, que possuíam capital começaram a comprar as máquinas e colocar pessoas para trabalharem para eles, as pessoas que viviam de artesanato não conseguiam competir com os produtos das fábricas e precisavam se render aos donos das máquinas. Assim a sociedade começou a se organizar duas classes, pessoa que detinham o capital e pessoas que vendiam a mão de obra pra quem tinha o capital. Assim iniciou-se uma nova forma de produzir e distribuir riqueza na sociedade, que antes era predominantemente artesanal, passou a ser manufaturada.

Modo de produção capitalista: - Ideologia: cultura burguesa (individualismo) - Estado: Estado Parlamentar -Relações de produção: burguesia x proletariado -Forças produtivas: indústria

Mais-valia Absoluta : é o lucro obtido pelo aumento da jornada de trabalho, ou seja , aumenta a quantidade de trabalho ate o limite de capacidade do operário.

Mais-valia Relativo: é o lucro obtido por aumento da produtividade sem alterar o tempo de trabalho do operário .

Alienação: A alienação é a relação ao produto do trabalho. É a pobreza gerada ao trabalhador enquanto, ao mesmo tempo, se gera a riqueza do capitalista.

As relações de trabalho são movidas pela cooperação do trabalhador, na sua corresponsabilidade do pregresso, exacerbando uma divisão social em classes entre capital e

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (37.7 Kb)   docx (11.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com