TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Defesa de Sócrates

Por:   •  12/5/2016  •  Resenha  •  370 Palavras (2 Páginas)  •  1.017 Visualizações

Página 1 de 2

Sócrates foi responsável pela sua própria defesa diante do tribunal ateniense. Ele é acusado pelos Sofistas de corromper os jovens e negar a existência dos Deuses.

Durante sua defesa, ele relata um episódio em que Querofonte, um amigo e discípulo, tendo perguntado ao oráculo do templo de Delfos quem era o homem mais sábio da Grécia, ela havia respondido ser Sócrates.

 O filósofo, diante dessa revelação e por não se considerar um homem sábio, saiu a questionar os poetas, os políticos, os artífices e oradores para verificar se de fato ele era o homem mais sábio. Por meio de suas perguntas e utilizando o método da ironia e da maiêutica ele colocava seus interlocutores para avaliarem se de fato estavam a pensar sobre o que defendiam. O filósofo chegou à conclusão que aqueles que supunham ser sábios, na verdade não tinham sabedoria. Logo o conhecimento humano não abarca todos os problemas da sua existência e nem a existência das coisas, pois é limitado. Em vista disso, Sócrates afirma que verdadeiro sábio é aquele que reconhece sua ignorância, pois compreende que o conhecimento pleno é uma qualidade dos Deuses e não confere ao homem saber tudo.

Ao longo de toda a sua defesa Sócrates faz uso de seu método, a ironia, para esclarecer que as acusações sobre ele não eram verdadeiras. Ele questionava seus acusadores com a intenção de refutar seus argumentos e provar que eram falsos. A finalidade do seu método não é deixar o interlocutor embaraçado, mas levá-lo a examinar os seus pensamentos e abandonar o que for ilusório. No diálogo, para se defender da acusação feita por Meleto, que o acusava de negar a existência dos Deuses, Sócrates coloca o argumento feito por Meleto em discordância ao afirmar que seria impossível não acreditar nos Deuses e acreditar nos demônios. Seria como acreditar nas coisas humanas, mas não nos homens.

Sócrates graças a suas ideias ganhou a admiração de muitos, inclusive a dos jovens que o cercavam, os mesmo eram por meio dos métodos socráticos instigados a questionar, analisar e, sobretudo pensar. Mas suas discussões incomodavam os poderosos, por colocar em dúvida os costumes, a tradição e o modelo de sociedade estabelecido naquela Grécia e isso comina na sua morte.

 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (47 Kb)   docx (8.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com