TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Defesa de Sócrates

Por:   •  28/10/2019  •  Trabalho acadêmico  •  404 Palavras (2 Páginas)  •  202 Visualizações

Página 1 de 2

Defesa de Sócrates

Sócrates foi acusado de corromper os jovens atenienses e em uma das acusações escritas por Meleto, seu principal acusador, Sócrates era réu de pesquisar indiscretamente o que há sob a terra e nos céus, de fazer que prevaleça a razão mais fraca e ensinar aos outros o mesmo comportamento.

A acusação de Meleto, Anito e Lícon se deu por ele não crer nos deuses de sua cidade e por pregar aos jovens, a existência e a crença em outros deuses. Sócrates foi acusado de ateu e sofista, porem ele rebateu a essas acusações, dizendo que as pessoas julgam aqueles que dizem a verdade como bom orados (sofista), rebateu também, que não era ateu pois acreditava na existência de demônios/espíritos que em seu ver também eram deuses.

Em um de seus diálogos com Meleto, tirou a conclusão de que, todos poderiam bem ensinar aos jovens e ele não, porque pensava e acreditava em coisas e seres diferentes. Porem por tempos ele disponibilizou aulas gratuitas aos jovens e isso fazia com que os sofistas ficassem contra ele também, no processo de acusações.

Sócrates foi considerado um sábio, porem depois de muito pesquisar, chegou à conclusão de que o um=nico sábio é deus. Ele fez muitas pesquisas e perguntas a políticos e artesãos, no entanto, as mesmas não foram respondidas e com isso, ele chegou na seguinte frase: “Só sei que nada sei”. Portanto conclui-se que só sabe que nada sabe aquele que reconhece sua própria ignorância.

Ele recebeu 3 alternativas para pagar aquelas acusações, porém, não aceitou nenhuma, porque se aceitasse, estaria confessando que foi o autor de todas as acusações feitas contra ele.

Em uma parte do livro, Sócrates é condenado a morte pois não aceitou nenhuma das alternativas. Com essa sentença, ele faz considerações sobre a mesma. Pare ele, a morte não é necessariamente uma coisa ruim e todos que a jugam ser ruim, estão errados, pois nunca a conheceram. Para ele, pode ser uma coisa boa, pois todos aqueles que foram julgados mesmo sendo inocentes, receberão sua recompensa na vida após a morte.

Na minha opinião, Sócrates está certo em seu argumento sobre a morte, pois realmente nos a julgamos sem mesmo conhece-la. Temos medo de morrer pois achamos que é ruim, porem devemos lembrar que, se formos justos aqui na terra, receberemos somente coisas boas na vida após a morte. Mas se formos injustos enquanto vivos, também receberemos nossa recompensa, porem da forma que realmente merecemos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (54.9 Kb)   docx (7.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com