TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Desigualdade nos Clássicos Políticos

Por:   •  14/7/2020  •  Trabalho acadêmico  •  646 Palavras (3 Páginas)  •  146 Visualizações

Página 1 de 3

Produção de texto a partir das questões e temáticas propostas na página 84 do caderno do aluno (manuscrito ou digitado);

TEXTO1:

Qual o papel que o mito desempenha na Filosofia e na Religião?

O mito é uma história imaginária, uma lenda que expressa o pensamento profundo, a concepção, o desejo, a consolação e a aspiração do homem em sua época e em seu espaço. Por isso, os mitos são expressões geniais do espírito humano sobre sua concepção a respeito dos fenômenos físicos e espirituais de seu ambiente e dentro de sua sociedade. O mito é um fenômeno da cultura humana e, portanto, está presente em todas as sociedades espalhadas pelo mundo. O mito tem uma função religiosa permitindo o acesso do homem ao divino e, ao mesmo tempo, do homem a si próprio, isto é, para refletir-se e contemplar-se. Ele também atua eticamente sobre a existência humana pela sua força poética. Contemplar formas belas é belo e bom para a vida. O humano alimenta-se de aparências e extrai delas um sentido ético.

Já o papel do mito na filosofia é explicar causas de ações para o homem, já para a religião é fornecer base para explicação de acontecimentos. Por meio de narrativas os mitos explicam fatos da realidade e fenômenos da natureza, surgindo na necessidade de o ser humano precisar explicar esses fatores.Sendo que o mito pode fazer uso de pensamentos figurados, o que pode o torna uma fonte não totalmente confiável de conhecimento.

Ambos, tanto o mito quanto a filosofia, buscam explicar as origens, sendo basicamente essa a característica que os aproxima.

TEXTO 2:

Qual é o papel social do Estado e das leis? Você já parou para pensar nas leis? Por que elas são importantes? Em sua opinião, como podemos melhorar a nossa relação com elas? Reflita e argumente sobre as afirmações que considera ingênua quando tratamos de desigualdade social na sociedade brasileira.

As leis, como norma jurídica regularmente aprovada pelos representantes do povo, exercem o papel fundamental de reger a sociedade e o Estado segundo a democracia. A sua importância e o seu significado estão relacionadas com a paz e a ordem, pois é por meio das leis que estas são mantidas. Já a principal função do Estado é prover a garantia dos direitos individuais e coletivos para os indivíduos que nele se encontram, ou seja, é promover todas as ações necessárias para o bem comum. O Estado existe para organizar administrativamente e manter a ordem pública em uma determinada área.

Uma forma de melhorarmos nossa relação com as leis é buscando entende-las melhor, saber se realmente são justas e buscando nossos direitos quando não são.

A desigualdade social é um processo existente dentro das relações da sociedade, presente em todos os países do mundo. Faz parte das relações sociais, pois determina um lugar aos desiguais, seja por questões econômicas, de gênero, de cor, de crença, de círculo ou grupo social. Essa forma de desigualdade prejudica e limita o status social dessas pessoas, além de seu acesso a direitos básicos, como: acesso à educação e saúde de qualidade, direito à propriedade, direito ao trabalho, direito à moradia, ter boas condições de transporte e locomoção, entre outros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (59.3 Kb)   docx (9.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com