TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A EDUCAÇÃO

Por:   •  27/11/2018  •  Resenha  •  571 Palavras (3 Páginas)  •  158 Visualizações

Página 1 de 3

A EDUCAÇÃO

Verindiana da Silva Trein- São Francisco de Paula

      “O principal objetivo da educação é criar pessoas capazes de fazer coisas novas e não simplesmente repetir o que as outras gerações fizeram” (Jean Piaget)

      Jean Piaget teve contribuições muito importantes para meus estudos e debates a respeito de possíveis caminhos, principalmente no ensino médio.

       Dentre essas contribuições ressalto que o conhecer se dá a partir de bons entendimentos e reflexões filosóficas, lembrando que no ensino a ação desenvolvidas se fez conjuntamente pelos alunos e professores sem se descuidar da responsabilidade, onde o professor era o ser indicador competente, auxiliando os caminhos a seguir. Um indicador dotado de autoridade e em sua competência ajuda a reconhecer as necessidades de seus alunos. Sua autoridade justa, não da imposição do seu querer, mas da capacidade que tem de oferecer recursos que podem atender necessidades dos estudantes.

           Uma questão importante, quando se fala a respeito de formação de professores, no meu caso quando fazia o magistério, que não bastava para o exercício desta profissão, ter estudado métodos pedagógicos ou mesmo ter se tornado um excelente educador, sem respeitar o aprendizado, o tempo de cada um.

          Sabemos que a educação é essencial na vida de cada um de nós, pois vivemos em constantes mudanças e a educação é um instrumento de mudanças sociais, em que nós somos preparados a ter capacidade de melhor entendimento das coisas da educação e de dentro da sociedade.

         Ao longo da minha vida presenciei diversas formas de aprendizagem, pois não há uma forma única de educação, não é somente na escola que ela acontece, o ensino escolar não é exclusivo e nem o professor profissionalmente seu único representante. A educação apareceu sempre  que surgem formas sociais de condução e controle do ensinar e aprender, o ensino se dá no momento em que a educação se sujeita a’ pedagogia e criar situações  próprias, fazendo que seus métodos estabeleçam suas regras e seu tempo, e ainda, que não há apenas ideias opostas ou diferentes, há sim, interesses econômicos, políticos que se projetam sobre a educação, pois esta é a atividade criadora que visa levar o ser humano a realizar as suas potencialidades físicas, morais, espirituais e intelectuais.

       A educação é um processo continuo que atua sobre a vida e o crescimento das pessoas e da sociedade.

        Encerro reacendo a esperança de que a educação da mesma forma que foi inventada, também possa ser reinventada, uma vez que sempre haverá problemática, pois a educação é um processo social universal, que tem como objetivo de abrir caminho para a compreensão da vida social, esclarecendo-a por meio de um processo educativo, fazendo relações entre indivíduo e sociedade.

        “O ideal da educação não é aprender ao máximo, maximizar os resultados, mas é antes de tudo aprender a aprender, é aprender a se desenvolver e aprender a continuar a se desenvolver depois da escola.” (Jean Piaget)

REFERÊNCIAS

MUNARI, ALBERTO. Jean Piaget/ Alberto Munari; tradução e organização: Daniele Saheb - Recife: Fundação Joaquim Nabuco, Editora Massangana, 2010. (Coleção Educadores). Bibliografia: ISBN 978- 85- 7019- 546- 3.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (66.4 Kb)   docx (11.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com