TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ESCOLA DO MUNDO AO AVESSO

Por:   •  4/1/2023  •  Trabalho acadêmico  •  652 Palavras (3 Páginas)  •  56 Visualizações

Página 1 de 3

Apanhado do conteúdo do capitulo I do livro “De pernas para o ar” – A Escola do mundo ao avesso, Subcapítulos (1. Educando como exemplo, 2. Os alunos, 3. Curso básico de Injustiça, 4. Curso básico de Machismo e Racismo)

 A ESCOLA DO MUNDO AO AVESSO

Educando como exemplo

Uma instituição de ensino ilusória é apresentada ao leitor, repleta de irregularidades como o chumbo que flutua e a cortiça que afunda, onde aqueles que querem participar o pode fazer sem nenhuma complicação, sem méritos a serem avaliados. Uma escola prevista para todos, mas que não funciona dessa forma na prática. Nos é apresentado o “Mundo ao avesso” onde o desemprego, o racismo, a imoralidade e a desonestidade reina de forma preocupante, trazendo sérios prejuízos para aqueles que desejam viver de forma digna. A libertação desse mundo torna-se sem expectativas, onde existe a falta de trabalho e oportunidades, nascer e morrer pobre torna-se cotidiano daqueles que vivem no mundo ao avesso. O “ajuste de contas” é “normal”, onde os países mais poderosos detêm a economia e pisam nos países desprovidos, fazendo com que esses assim permaneçam, pois estes não se importam com os mais pobres, a empatia não existe no mundo do avesso.

Os alunos

Sofrendo dentro e fora da escola, os alunos são vistos como meros escravos da sociedade, tratados como lixo pela aristocracia, tendo uma visão pessimista do seu futuro, sem esperança, vivendo a margem de uma sociedade de espirito podre. Já a alta classe, vivem de luxos e mordomias longe da classe que é vista como escoria da sociedade, longe da realidade degradante que estes vivem, longe das mazelas de uma sociedade miserável para a maioria e espirituosa para alguns. Com a autenticidade instável, os desfavorecidos sofrem com a falta de alimentos, doenças e sem expectação de um futuro melhor. No mundo do avesso, os extremos são muitos, o ser humano é cruel com seu semelhante necessitado, e esses sofrem com uma vida ruim como se fossem lixo. São estes que acabam por se tornarem degraus para o enriquecimento da burguesia, mão de obra barata a serviço daqueles que monopolizam o poder. A violência torna-se uma saída viável e mais fácil para aqueles que não tem a mínima oportunidade em um mundo do avesso onde os fins não justificam os meios.

Curso básico de Injustiça

No mundo ao avesso, é comum a injustiça que se disfarça de igualdade, poucos tem realmente um poder dentro da sociedade. A economia é dominada pela aristocracia que tudo podem, tudo tem, já os pobres ficam apenas com a publicidade e o desejo de consumo, assim acabando como escanteio em uma sociedade que vê o poder de compra como primordial. A pobreza se alastra tomando como vítimas a base de uma sociedade de espirito pobre e de conta bancaria afluente. O reflexo de pensamentos mesquinhos é visto em atitudes que perpetuam uma linha de pobreza que deveria ser combatida, uma sociedade deveria zelar pela igualdade a todos. Prefere-se deixar como está, pois, para eles desta forma é proveitoso economicamente, não sendo diretamente afetados pelos problemas sociais. Desta forma, o pobre continua mais rico e sofrendo em uma sociedade que prefere “não mexer em um time que está ganhando”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (51.5 Kb)   docx (8.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com