TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A EXPERIÊNCIA FILOSÓFICA

Por:   •  1/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  683 Palavras (3 Páginas)  •  2.038 Visualizações

Página 1 de 3

1- Assinale com V para as alternativas verdadeiras e F para as alternativas falsas.

[F]...

A ideia da alternativa é falsa porque, a religião não buscava as suas explicações através da pesquisa cientifica, mas nas doutrinas sagradas, ou seja, no que a bíblia diz ser a “verdade”. É indiscutível porque se trata de um conhecimento individual de cada um.

[F]...

A ideia da alternativa é falsa porque o senso comum ou conhecimento popular ao contrario do que afirma a alternativa, ele se baseia na organização particular ou seja, no individual das próprias experiências adquiridas pelo sujeito cognoscente, ele não procura fazer uma sistematização das ideias.

[V]...

O conhecimento filosófico busca a reflexão como ponto inicial, busca através da observação um guia para o abrir dos olhos, baseia-se na experiência e não da experimentação como ocorre no campo da ciência, por isso é infalível e exato.

[V]...

Não podem ser verificável porque diferente do campo cientifico, não podem ser confirmados nem refutados.

[F]...

Porque o conhecimento cientifico busca fornecer explicações sistemáticas e critica que possam ser testadas e comprovadas, ou seja, deve ser estudada em grande amplitude, buscando um sistema de teorias, onde o objeto estudado venha seja aproximadamente “verdadeiro”.

[F]...

A alternativa é falsa porque, o ponto de partida do conhecimento filosófico, consiste em hipóteses, baseiam se na experiência, por isso não é verificável ao contrario do conhecimento cientifico que não trabalha com hipóteses e nem experiência e sim com dados, pesquisas a busca de uma definição.

2ª- Leia o que é solicitado no enunciado de cada questão e responda.

A) Todo conhecimento cientifico é verdadeiro e definitivo? Argumente sua resposta.

Não, porque o conhecimento cientifico é um processo em pleno vapor de grandes transformações, ela é um conjunto de atividades racional, rígida, sistemático e muitas vezes sendo posta em verificação.

B) o que são os “ fatos sociais” e quais são as suas características? Defina e explique.

A ideia de Durkheim sobre os fatos sociais é que os fatos sócias  são gerais, independentes e externos. São sociais porque independente de manifestação individual, não são propriamente orgânicos, nem unicamente psíquicos. Sua característica é a generalização que são fatos coletivos, coercitividade é baseada em padrões culturais, ou seja, é como um poder que se impõe sobre os indivíduos. E por final a exterioridade é tudo aquilo que fazemos independente da consciência.

3ª - Marque a opção correta. Segundo Emile Durkheim, o método a ser utilizado na sociologia.

(D)....

Acreditava-se que as ciências sociais deveria ser tratada da mesma forma como as ciências naturais, Durkheim queria transforma a sociedade, porque na época se vivenciava um caos, ele buscou novos hábitos e comportamentos no homem moderno enfatizando a noção de disciplina e de dever.

4ª- De acordo com Émile Durkheim, ao realizar uma investigação cientifica, o sociólogo deve aprender.

(C)...

Para Durkheim, a sociologia deveria se ocupar, de acordo com ele com os fatos sociais que se apresentavam aos indivíduos como exteriores e coercitivos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)   pdf (82.2 Kb)   docx (11.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com