TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A EXPLICAÇÃO SOCIOLÓGICA DA VIDA COLETIVA

Artigos Científicos: A EXPLICAÇÃO SOCIOLÓGICA DA VIDA COLETIVA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/11/2013  •  262 Palavras (2 Páginas)  •  2.107 Visualizações

Página 1 de 2

A EXPLICAÇÃO SOCIOLÓGICA DA VIDA COLETIVA

Na Próxima página Quintaneiro resume o pensamento de Durkheim:

A família não possui mais a antiga unidade e indivisibilidade, tendo diminuído a sua influência sobre a vida privada, o Estado mantém-se distantes dos indivíduos, tendo “com eles relações muito exteriores e muito intermitentes para que lhe seja possível penetrar profundamente nas consciências individuais e socializa-las interiormente”. Por outro lado, a diversidade de correntes de pensamento torna as religiões pouco eficazes nesses aspectos, na medida em que não mais subordinam complemente o fiel, subsumindo-o no sagrado. Com isso, a profissão assume importância cada vez maior na vida social, tornando-se herdeira da família, substituindo-a e excedendo-a. Mas ela própria somente é regulada no interior da esfera de sua própria atividade. Por isso é que Durkheim procurou no campo do trabalho, nos grupos profissionais, um lugar de reconstrução da solidariedade e da moralidade integradoras das quais lhe pareciam tão carentes as sociedades industriais (apud, QUINTANEIRO, 202, p. 88).

Durkheim deu uma grande contribuição ao estudo da sociedade. Sua busca pela cientificidade, sua clareza de ideias e a profundidade com que conduziu as análises serviram de base para outros que vieram depois dele.

Já que estamos falando sobre sociedade. Qual a sua opinião entre religião e finanças? Observe a charge a seguir:

A religião deveria estar mais separada dos negócios? Qual a relação entre os dois campos (religioso e financeiro)? É possível haver equilíbrio ou esta é uma relação sempre problemática? Analise a charge mais uma vez e argumente em nosso fórum. Sua participação é muito importante.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com