TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Educação Holística

Por:   •  9/11/2023  •  Pesquisas Acadêmicas  •  2.117 Palavras (9 Páginas)  •  25 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1]

UNIP - UNIVERSIDADE PAULISTA

Curso: Filosofia

EDUCAÇÃO HOLÍSTICA

Um Novo Olhar na Educação

                     Lauro Vilnei Tallowitz Kiefer RA: 2144769

PORTO ALEGRE/RS 2023

UNIP - UNIVERSIDADE PAULISTA

                               

                              Lauro Vilnei Tallowitz Kiefer

                                        RA: 2144769

EDUCAÇÃO HOLÍSTICA

Trabalho de Conclusão de Curso – TCC, apresentado a UNIP - UNIVERSIDADE PAULISTA da cidade tal, como exigência parcial à obtenção do título de Filosofia.

Orientador(a): André Costa da Silva

PORTO ALEGRE/RS 2023

                                               ABSTRAT

When visiting a school in the municipality, I observed that the current educational method has been bringing some discomfort to the school community. With Cartesian background, we can experience them within schools, with shifts, schedules, grades, etc. According to this process we feel that our students present certain difficulties, as perhaps we have not led them to learn how to learn. Highlighting an important factor, our curriculum, which is fragmented, does not provide a basis for disciplines to correlate. According to the type of assessment adopted by schools, it is based on calculation (level of learning), the real process of what was learned, and does not value the potential of our student, being in most cases taxing and oppressive. For this reason, I need to explore new educational proposals that bring about profound changes. especially in society. Values ​​our students based on individual values, collaboration, and sustainable resources. Through this interconnection, our students will be able to reconnect with the universe. And this type of learning is no longer fragmented, but guides them to awaken their curiosity to learn what interests them. This work aims to propose a new educational trend that meets the anxieties and hopes of humanity at the beginning of this century. In different schools of thought, the holistic view has been analyzed because it provides clues for the search for new hypotheses and educational recommendations. Being emerging, holistic thinking still requires research and reflection on the part of researchers to better adjust the direction of its application. A holistic approach to education is not the property of a single school of education. Various educational trends proposed the holistic education of man in their own way. In this way, this work aims to characterize holistic education without exploring aspects already mentioned in various educational trends.

Keyword: Holism, Theory, Education

                                                               RESUMO

Ao visitar uma escola do município, observei que o método educacional vigente vem trazendo alguns desconfortos para a comunidade escolar. Com a bagagem cartesiana, e podemos vivencia-las dentro das escolas, com os turnos, horários, seriações e etc. de acordo com esse processo sentimos que nossos alunos apresentam certas dificuldades, como talvez não o temos levado a aprender a aprender. Ressaltando um fator importante, o nosso currículo, que é fragmentado, não dando bases as disciplinas a se correlacionarem. De acordo com o tipo de avaliação adotada pelas escolas, tem como base para cálculo (nível de aprendizagem), o processo real do que foi apreendido, e não valorizando as potencialidades do nosso educando, sendo na maioria das vezes taxativa e opressora. Por esta razão, preciso explorar novas propostas educacionais que provoquem mudanças profundos. especialmente na sociedade. Valoriza nossos alunos com base em valores individuais, colaboração e recursos sustentáveis. Através dessa interligação, nossos alunos poderão se reconectar com o universo. E esse tipo de aprendizagem não é mais fragmentado, mas os orienta a despertar a curiosidade para aprender o que lhes interessa. Este trabalho tem como objetivo propor uma nova tendência educacional que atenda às ansiedades e esperanças da humanidade neste início de século. Em diferentes correntes de pensamento, a visão holística tem sido analisada porque fornece pistas para a busca de novas hipóteses e recomendações educacionais. Em ser emergente, o pensamento holístico ainda requer pesquisa e reflexão por parte dos pesquisadores para melhor ajustar o rumo de sua aplicação. Uma abordagem holística da educação não é propriedade de uma única escola de educação. Diversas tendências educacionais propuseram a educação holística do homem à sua maneira. Desta forma, este trabalho visa caracterizar a educação holística sem explorar aspectos já mencionados em diversas tendências educacionais.

Palavras-chave: Holismo, Teoria, Educação.

        

  1. INTRODUÇÃO

 

Este interesse pessoal de autoconhecimento e de autodescoberta se dá através da grande necessidade de uma reflexão sobre o sistema atual de ensino, procurando uma mudança de paradigma na educação, por o considerar como incompleto, identificando várias lacunas e fragilidades em relação à forma como devem lidar com os grandes desafios provocados pelas exigências da vida moderna. Apesar desta necessidade de mudança ser cada vez mais evidente, os próprios professores demonstram grandes dificuldades em relação ao processo, às políticas e às metodologias a adotar, que sirvam de apoio para ultrapassar as dificuldades sentidas e que contribuam para a resolução de problemas e desgaste físico e mental, das situações de agressão e violência sentidas nos ambientes escolares e contribuir para aumentar a qualidade de vida de alunos e educadores. Minhas observações foram de extrema importância para identificar várias falhas na educação atual, quer em relação à falta de preparação de professores para responder às diferentes exigências dos alunos, a falta de atualização de temas e disciplinas escolares que contribuem apenas para o crescimento intelectual, ignorando as emoções, sentimentos, a motivação, o treino da atenção e concentração, assim como em termos de metodologias de ensino, que são generalizadas e aplicadas de forma igual para todos os alunos, não respeitando as diferenças e a diversidade interna em relação às necessidades particulares de aprendizagem de cada aluno. Este trabalho procura refletir sobre a educação que herdamos e aquela que estamos a implementar e a fomentar, assim como sobre o rumo que queremos dar à educação. Diante disso, se faz necessária uma pesquisa mais aprofundada acerca do holismo e da Educação Holística, uma educação humana, que possibilita novas aprendizagens e oportuniza o contato com diversas abordagens, entre elas terapias, que contribuam na formação pedagógica e humana de nossas crianças em aprendizagem escolar. Desse modo, como as práticas holísticas contribuem nos processos de aprendizagens e na saúde mental das crianças? Neste sentido, consideramos importante começar uma viagem que tem por objetivo conhecer algumas  filosofias de educação, para descobrir os objetivos e a missão da educação e procurar as soluções para o desenvolvimento de uma filosofia de educação que integre várias perspectivas e contribua para ultrapassar as dificuldades e as limitações que a educação enfrenta atualmente, ajudando o ser humano no caminho da descoberta do seu potencial pleno, de forma a responder aos desafios da vida moderna e contribuir para a garantia de uma vida sustentável para as futuras gerações.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.1 Kb)   pdf (158.4 Kb)   docx (294.4 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com