TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Educação Inclusiva

Por:   •  17/4/2021  •  Projeto de pesquisa  •  275 Palavras (2 Páginas)  •  154 Visualizações

Página 1 de 2

Felipe Roeda Sales

RA: 8028206

Tabela que especifica elementos que conceituam cada fase da história da educação especial

No mundo

Brasil

Negligência/exclusão

Dá-se no período antigo, onde as sociedades greco-romanas tinham grande valorização pelo perfil belo e sadio. Pessoas nascidas com deficiência eram abandonadas e até sacrificadas. Também acontece algo parecido na idade média, pois a deficiência era dada como algo sobrenatural, tornando os nascidos assim excluídos e marginalizados pela sociedade.

Está fase e a seguinte, permaneceram até meados da década de 1800, onde prevaleceu o descaso e o abandono se tratando da educação especial.

Institucionalização

Na idade moderna, mais especificamente na Europa, com o avanço das ciências, a deficiência foi vista como doença, tendo que isolar os nascidos assim para não transmitissem a alguém. Dessa forma, iniciaram-se estudos para diagnosticar os deficientes e até centros de pesquisa para se dedicar a determinado tipo de deficiência.

Em 1890 temos a criação do instituto para meninos cegos. E em 1891 passa a se chamar instituto Benjamin Constant.

Criação de serviços educacionais

No início do século XX, na América do Norte, foram criadas classes especiais nas escolas públicas.

Em 1854 foi iniciado o atendimento especial escolar. Até 1950, foi um processo bem lento na fundação destes institutos, que eram em sua maioria particulares e só existiam, em sua maioria, no Rio e em São Paulo.

Atual

O documento Declaração dos direitos das pessoas deficientes, expedido pela ONU, destaca os direitos do cidadão deficiente, ao qual merece respeito e dignidade como todos e que “pode (e deve) desfrutar de uma vida normal”.

Na década de 1990, diversas necessidades educacionais foram revistas, devido a dificuldade de adaptação da escola na inclusão do aluno com algum tipo de deficiência ingressar nela ou se adaptar a esta.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)   pdf (52 Kb)   docx (7.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com