TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relação Entre Etica E Direito

Casos: Relação Entre Etica E Direito. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/9/2014  •  423 Palavras (2 Páginas)  •  281 Visualizações

Página 1 de 2

A Relação Entre a Ética e o Direito

Como visto em sala de aula ética é o conjunto de princípios que se devem observar no exercício de uma profissão. Já a moral é o conjunto de regras que trata dos atos humanos, dos bons costumes e dos deveres do homem em sociedade e perante a sua classe. E por fim o direito é o que é justo e conforme com a lei e a justiça. Então dessa forma todos eles tem relação entre si, dessa forma percebemos num significado mais claro que a ética é um conjunto de moral, onde as pessoas de forma moral agem com relação as outras, dessa forma a moral mostra ser regras que estão relacionadas com um alto valor que tem dentro das pessoas, e dessas regras pode ser visto por muitos como uma lei ao qual a justiça pode exercer, sendo por muitos como algo que se pode reclamar por ser seu.

Numa empresa a ética pode ser vista como um conjunto de regras ao qual um empregado precisa exercer, como se fosse um acordo entre o funcionário e o empregador, um dever para com aquele que contratou, em qualquer que seja a área a qual a profissão esteja sendo exercida o funcionário deve agir de forma ética para com aqueles que estão no seu ambiente de trabalho. Dessa forma também todo funcionário tem seus direitos como por exemplo: o direito de escolha, isso pode ser exigido perante os seus semelhantes, mas desde que esteja de acordo com a lei.

Então a definição clara para ética e direito é: estabelecer e fundamentar um conjunto de princípios e normas comportamentais que permitam evitar ou diminuir os conflitos nas relações entre as pessoas, possibilitando a criação de sociedades mais harmoniosas. É por esta razão que muitos filósofos os tratam como instrumentos de domesticação dos seres humanos. (autor desconhecido)

Dessa forma toda lei a ser estabelecida num ambiente de trabalho ou até mesmo perante a sociedade é preciso ser aplicada de forma ética, como a própria definição descreve como um conjunto de princípios, a qual toda sociedade deve estabelecer como algo fundamental. Juntas elas refletem para proporcionar princípios para tornar o comportamento humano agradável de uma forma que seja conveniente para todos. Em suma, visam proporcionar o bem-estar para a convivência das pessoas na sociedade.(Anderson yankee)

A ética de varias maneiras junto com os direitos trabalham em conjunto pois para consegui que as leis sejam aplicadas é necessário a ética, de uma coisa podemos ter certeza que sem liberdade e sem direito não há ética.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com