TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A FILOSOFIA NA FORMAÇÃO UNIVERSITÁRIA

Casos: A FILOSOFIA NA FORMAÇÃO UNIVERSITÁRIA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/11/2014  •  536 Palavras (3 Páginas)  •  227 Visualizações

Página 1 de 3

SEVERINO, Antônio J. A Filosofia na formação Universitária. 1.ed. São Paulo: Universidade Metodista, 2010.

O artigo em estudo mostra a importância do estudo da Filosofia na formação universitária como forma de desenvolver o pensamento crítico, de acordo com o estudo do seu autor. Contrapondo a cultura atual do exagerado pragmatismo na educação superior.

É preciso frisar que a tecnologia com os avanços da produção vem fazer primária a necessidade de suprir essa demanda técnica ficando para segundo plano a formação crítica do individuo. Afirma SEVERINO(2010) que a perspectiva tecnizante tornou- se tão forte e proeminente que até o conhecimento cientifico,como leitura teórico experimental do mundo, só tem efetivamente sentido e valor quando diretamente ligado a uma eficácia técnica.

É necessário analisar que as origens desse novo sentido do ensino acadêmico, encontra-se no sistema capitalista e na política neoliberal que fomenta a produção,a economia,a cultura e até a forma de pensar das pessoas. SEVERINO(2010) diz que é esta modalidade de economia neoliberal que dá as cartas, delineando as referências da vida humana, tanto no plano coletivo como no plano pessoal.

Observa-se então, que essa modernização da educação superior paralisa o grupo discente de desenvolver a sua capacidade de serem atuantes, como modificadores da sua realidade por uso de um pensamento critico e sistêmico do meio em que estão inseridos. Segundo SEVERINO(2010) se o objetivo da universidade for o de propiciar apenas uma formação técnica para o mundo da produção, então a Filosofia torna- se mesmo dispensável, desnecessária e até prejudicial.

É importante ressaltar que a finalidade da educação superior não pode deixar de lado a profissionalização técnica, mas que precisa investir na formação humana dos estudantes.

“É, pois, como tarefa do coletivo humano que o conhecimento deve se exercer na sua plenitude. Ele é estratégia fundamental da vida da espécie. E é por isso que o desenvolvimento da capacidade de reflexão filosófica, tanto quanto das demais modalidades de exercício da subjetividade, se torna relevante no caso de toda formação profissional.”( SEVERINO,2010,36)

O ser humano é por essência pensante, o não envolvimento do individuo para o desenvolvimento da mentalidade critica não o impede de pensar, assim a mente dele será ocupada por um pensamento alienado e dogmático.o que se espera é que as universidades ofereçam aos estudantes de todas as áreas de conhecimento a criação,o desenvolvimento e a manutenção do pensamento critico e da reflexão. SEVERINO(2010) concluiu que a razão da própria filosofia, o exercício da subjetividade humana e mostrar a capacidade de se ir além dos limites do manejo técnico na reprodução da vida material da espécie.

O que se observa é as marcas deixadas pelo atual sistema que oprime a sociedade com alienação cultural, causando a desvalorização do estudo do conhecimento subjetivo e filosófico por modelos pré- estabelecidos.

Então “ A justificativa da necessidade da filosofia no ensino superior encontra-se nessa finalidade intrínseca da educação como formação integral das pessoas, à vista de seus compromissos com a própria humanidade.” ( SEVERINO,2010,40)

A Filosofia na educação universitária portanto, faz-se

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com