TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Filosofia

Ensaios: Filosofia. Pesquise 791.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/10/2012  •  9.161 Palavras (37 Páginas)  •  841 Visualizações

Página 1 de 37

SÉTIMA EDIÇÃO – MAIO DE 2.001

COORDENAÇÃO

PROF. FLORIANO DO AMARAL GURGEL

AGRADECIMENTOS:

Abaixo relacionamos os nomes dos amigos que colaboraram com idéias, definições e fornecimento de referência para a ampliação deste glossário:

1 - Gregório Bouer

2 - Marcio Abraham

3 - Marco Aurélio de Mesquita

4 - Nilton Nunes Toledo

5 - Omar Moore de Madureira

Qualquer colaboração dos leitores será muito bem recebida, pelo e.mail floriano.gurgel@poliag.com.br

A

ABASTECIMENTO INDUSTRIAL – Atividade dedica a prover à empresa todas as suas necessidades de serviços, ativos fixos, materiais, utilidades e cuidar da recuperação, venda e descarte de seus resíduos de equipamentos, materiais, efluentes e energia.

ABB - Activity Based Budgeting

ABC - Activity Based Costing

ABM - Activity Based Management

ACA - Automated Credit Authorization

ACE - American Council on Education

AIMS - Agile Infrastructure for Manufactured Systems (program)

AME - Association for Manufacturing Excellence

AMT - Advanced Manufacturing Technology (association)

ANN - Artificial Neural Networks

ANSI - American National Standards Institute

APS - Advanced Planning Systems

ASME - American Society of Mechanical Engineers

ASN - Advanced Ship Notice

ATO - Assemble To Order

ATP - Advanced Technology Program

ATP - Available To Promise

ABC – ACTIVITY BASED COSTING – Este sistema considera que os recursos de que a empresa dispõe servem para realizar as atividades que são demandadas pelos clientes, sendo que os custos e despesas indiretas constituem recursos para se prestar serviços segundo atividades identificadas nos serviços.

ABC – INVENTORY CONTROL – Trata-se de um sistema de controle das existências, baseado nos conceitos da distribuição ABC.

ABC ANALYSIS – Exame e conclusões da classificação ABC.

ABC CLASSIFICATIONS – Classificação de dados por ordem decrescente de montante acumulando-se os porcentuais realizados em relação ao total. O grupo de 10% ou 20% que representam 50% ou 70% do total é denominado A. O grupo C representa 50% a 70% dos itens que perfazem apenas10% a 30% do montante.

ABERTURA DO SCANNER - A luz refletida no objeto, retorna ao scanner pela abertura própria.

ABM – ACTIVITY BASED MANAGEMENT – Análise das atividades e processos dos negócios para identificar as estratégias da empresa, melhorar o desenvolvimento dos produtos e da manufatura, adequação a operação de distribuição.

ABSENTEÍSMO – Falta ao trabalho de um operário que foi escalado para aquela ocasião.

AÇÃO - Etapa que ocorre dentro de uma operação; ato de transformação ou criação.

AÇÃO CONTENTORA - Ação que faz cessar de maneira imediata, os sintomas de anomalias sentidos pelos clientes.

AÇÃO CORRETIVA - Ação implementada para eliminar as causas de uma não-conformidade, de um defeito ou de outra situação indesejável existente, a fim de prevenir a sua repetição.

AÇÃO CORRETIVA - Ação que elimina permanentemente e pela raiz a causa de um determinado problema.

AÇÃO PREVENTIVA – Ação implementada para eliminar as causas de uma possível não-conformidade ou outra situação indesejável, afim de prevenir a sua ocorrência.

ACCURACY – Grau de conformidade em relação a um padrão.

ACD – Automatic Call Distributor

ACEITE BANCÁRIO – Aceite pelo Banco, de título sacado pelo cliente e negociado com facilidade no mercado ao custo da taxa de desconto de mercado, mais a taxa de aceite cobrada pelo banco.

ACELERAÇÃO DA GRAVIDADE - O número adotado no Serviço Internacional de Pesos e Medidas, para o valor da aceleração da gravidade é 980,665 cm/s2, valor já sancionado por diversas legislações.

ACESSIBILIDADE - Característica da alocação de uma carga em um endereço, que permite sua retirada direta sem movimentar nenhuma outra carga que possa estar na frente.

ACESSÓRIO DO PRODUTO – Componente agregado ao produto para adequa-lo a um usuário específico. O acessório não é necessário para o desempenho da função principal, mas eleva a capacidade do produto em algumas detalhes, ou funções complementares.

ACLIMATIZAÇÃO – Adequação do ambiente à fisiologia humana nos aspectos de temperatura, umidade, iluminação e dimensionamento dos moveis e ajuste dos equipamentos ao ser humano.

AÇÕES CORRETIVAS – Mudanças realizadas para ajustar às performances futuras da implantação do projeto às linhas planejadas anteriormente.

AÇÕES CORRETIVAS - Uma mudança no Projeto ou no Processo de Fabricação/Montagem para prevenir ou reduzir a ocorrência de uma causa, de um modo de falha ou atenuar os efeitos de um modo de falha. Uma ação implementada para eliminar uma deficiência de projeto ou processo. As ações recomendadas reduzem pelo menos um dos índices: Severidade, Ocorrência, Detecção.

ACOMPANHAMENTO – FOLLOW UP – Monitoramento da evolução de um projeto, para se verificar se as operações, compra de materiais e fabricação, são executadas dentro do planejado.

ACOMPANHAMENTO – Parte do controle que consiste na coleta ou aquisição de dados e informações sobre a execução.

ACONDICIONAMENTO – Dados relativos à apresentação coletiva de um item, constituídos do tipo de recipiente de acondicionamento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (64 Kb)  
Continuar por mais 36 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com