TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A FUNÇÃO DA ÉTICA ENQUANTO OBJETO DE ESTUDO

Por:   •  9/9/2018  •  Abstract  •  280 Palavras (2 Páginas)  •  164 Visualizações

Página 1 de 2

A FUNÇÃO DA ÉTICA ENQUANTO OBJETO DE ESTUDO

No que consiste o objeto da Ética, devemos nos atentar em diferenciar os problemas morais e problemas éticos. Pois de um lado temos os atos e formas de comportamentos dos homens em face de determinados problemas, de outro encontram-se os juízos que aprovam ou não, moralmente esses mesmos atos.

Segundo Sánchez Vázquez (2002), no cotidiano para resolver questões práticas, os indivíduos recorrem as normas, cumprem determinados atos, formulam juízos e oportunamente se servem de determinados argumentos ou razões com o intuito de justificar as decisões tomadas, o que nos remete ao significado da palavra moral como sendo “costumes” e ética, do grego “modo de ser”.

KANT E A ÉTICA FILOSÓFICA, UM CONTRAPONTO A SPINOZA

Spinoza entende que a ética é baseada em uma autonomia do indivíduo, pois o Homem encontra a retidão dentre de si e as perfeições não seriam algo encontrado de maneira transcendental. Sendo assim a liberdade está no consciente diante da necessidade, não ignorar que temos necessidades, mas sim tomar consciência delas é o que nos torna livres.

Diferente de Spinoza, Kant em sua concepção racionalista do mundo entende que a questão da moral é algo que pode ser universalizado, pois todos os homens são dotados de uma mesma razão, uma vez que os cérebros dos homens possuem as mesmas funcionalidades e detém basicamente as mesmas estruturas. Utilizando a consciência através da razão, o homem é capaz de distinguir o certo e errado, escolher o caminho da retidão, ou seja, ele entende que há uma autonomia nas escolhas das pessoas. A razão humana é legisladora capaz de elaborar normas universais, denominado como “imperativo categórico”. Este princípio estaria dentro de nós, pelo orientamos nossas ações.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)   pdf (64 Kb)   docx (14.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com