TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Filosofia ciências na vida

Por:   •  10/11/2017  •  Artigo  •  428 Palavras (2 Páginas)  •  148 Visualizações

Página 1 de 2

 A dúvida sobre a origem das coisas faz parte do questionamento humano. Será que a ciência pode resolvê-la?

   Qual a relação entre a ciência (mais propriamente a física) e a filosofia (mais propriamente sobre a ciência) no seu conceito existencial?  

   Esse é um debate antigo e é recorrente revisitado por diversos autores e estudiosos, como por exemplo, o físico Lawrence Keauss na publicação do livro:“O Universo do Nada”. Neste livro, Krauss defende como a física tem se aproximado de uma explicação para a pergunta sobre a origem de todas as coisas. Krauss não usa como conceito a antropologia, teologia e a filosofia. Para ele só a física através de experimentos e conceitos bem definidos pela área pode chegar a respostas uteis sobre esse questionamento. O livro de Krauss foi criticado pelo filosofo e físico David Albert, que questionou se Krauss entende o que significa o “nada”. Albert argumenta que a ciência só faz sentido quando definida sobre uma estrutura conceitual, portanto esse “nada” não é algo absoluto ele é algo existencial. Começando pelas noções de espaço, tempo e energia. Portanto não necessariamente algo que não se vê possa realmente não existir.    

  A questão 84 do Enem questiona justamente a relação do que não podemos ver, mas que a física prova que possa existir. Quantas vezes você já se pegou dizendo que “viu uma musica” ou que já “viu um som”? Essas afirmações podem parecer absurdas, pois o som é algo sonoro e não visual, pois bem, graças à ciência podemos enxergar a musica de verdade. A cinemática é um ramo da ciência que está associado aos padrões e formas físicas produzidas pelas ondas sonoras, ou seja, através da cinemática podemos basicamente “ver um som” em padrões e formas produzidas pela sua vibração. A uma experiência que pode provar isso, basta ter aparelho de som com alguma potencia uma placa de metal, um pouco de areia e logicamente a musica; conforme o som vai saindo a vibração transforma a areia em formas incríveis, que serão essencialmente a forma física do próprio som.

   Ou seja, questionar o que existe só pelo o que se vê é uma forma errada de entender a origem das coisas, há por trás dos próprios olhos acontecimentos que não entendemos, e não vemos, mas que sabemos que existem, acontecimentos inexplicáveis tanto em sua forma física quanto na sua forma filosófica, mas que com o tempo esses dois ramos da ciência podem desvendar juntos os ministérios do questionamento do ser humano.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (104.5 Kb)   docx (9.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com