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A Filosofia e Ética Profissional

Por:   •  31/5/2018  •  Resenha  •  2.055 Palavras (9 Páginas)  •  225 Visualizações

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Tamirez Preteli

Filosofia e Ética profissional.

Atividade Extraclasse.

Tupã - SP

2018.

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Tamirez Preteli

Filosofia e Ética profissional.

Atividade Extraclasse.

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Tupã - SP

2018

Questão 1

Sócrates – Nasceu no ano de 469 a.C. e morreu em 399 a.C.A arte de Sócrates – como ele próprio o dizia –  A influência de Sócrates foi considerável entre os seus contemporâneos; a fina flor da juventude de Atenas vinha sorver o néctar de sabedoria que emanava de seus lábios. O esteio filosófico de sua doutrina é o Gnote Seauthón, o “Conhece-te a ti mesmo”.

 A ética socrática se baseia na noção de Arete, virtude, mas devemos tomar esta palavra não no sentido vulgar, mas num sentido aproximado àquele de “escandas” dos hindus, de tendências. 

A definição universal e o raciocínio indutivo se devem a Sócrates. Ele pergunta sempre que é, isto é, pede uma definição, pesquisando assim a essência de uma coisa colocada em seus justos limites.

Sócrates modestamente foi procurar os homens considerados “os mais sábios” de Atenas para provar que o oráculo, embora não mentisse, tinha querido expressar outra coisa com suas palavras. Mas as respostas que lhe davam mostravam realmente que Sócrates – na Apologia referindo-se a um desses personagens – “Pode muito bem acontecer que nem ele, nem nós saibamos nada do que é belo e do que é bom; mas há esta diferença, que ele crê sabê-lo ainda que nada saiba, e eu, não sabendo nada, creio não saber”. Sócrates não nos chegou uma só linha escrita por sua mão. Só conhecemos suas ideias através de outros filósofos, principalmente de seus discípulos Xenofonte e Platão. Em Aristóteles também encontramos diálogos que a doutrina socrática se encontra exposta em toda a sua imensidade

Aristóteles – Nasceu em Estagira, no ano 384 a.C. Foi encarregado por Felipe II de educar seu filho Alexandre, com 13 anos apenas. Em 334 voltou a Atenas e fundou uma escola perto do Templo de Apolo, a qual foi fundada com nome “liceu” e também chamada de “peripatética”.

Aristóteles escreveu livros: “organon”, a “física”, a “política”, a metafisica assim como outros. Seus livros abrangiam duas espécies, exotéricos para grande públicos e, exotéricos para uso de seus discípulos.

Aristóteles é, em primeiro lugar o criador da lógica que até hoje nos ensina a bem racionar, ele também é criador da ciência como entendemos modera mente.  Se em Platão, a Filosofia encontra os seus alicerces é em Aristóteles que repousa a Ciência.

Platão – Descendente de família nobre, Platão nasceu em Atenas em 427 a.c. e morreu em 347 a.c.

Embora seu nascimento e formação levassem para a política, alguns fatores o afastaram, e o fizeram dedicar-se apenas a meditação, agregando com seu ensino de filosofia fundou suas atividades de escritor. Muitos autores consideram ainda muitos outros diálogos apócrifos, como o Alcibíades I, O Menexenes, o Íon, o Hípias Menor etc.

Depois da morte de Sócrates, quando realiza várias viagens inclusive ao Egito – são os diálogos polêmicos, em que refuta alguns dos sistemas metafísicos – que imperavam na época. Compreende os diálogos dogmáticos. Platão regressa a Atenas, e o fruto da experiência de toda a sua vida amadurece nos mais profundos e transcendentes de seus diálogos, a classificação é a seguinte: Diálogos Socráticos; Diálogos Polêmicos; Diálogos Dogmáticos; A Teoria das Ideias.

Para que se tenha uma noção do que seja, daremos apenas um exemplo dado pelo próprio Platão no livro VII da República: num antro subterrâneo estão agrilhoados desde a infância um grupo de homens que, não podendo mover a cabeça, só podem perceber as sombras projetadas num muro que lhes está diante dos olhos. Deram às sombras o nome das coisas e se um desses homens pudesse contemplar a realidade, ficaria totalmente ofuscado e confuso e, necessitaria de muito tempo para acostumar os olhos. Assim também os homens, só percebem as sombras e desconhecem a grande Realidade o mundo das Ideias. Já vimos que Platão acreditava na imortalidade da alma e na sua transmigração através de diversos corpos. Por isso, dizia que – aprender, outra coisa não é senão recordar. Politicamente, Platão era aristocrata, isto é, queria o governo dos melhores, o Estado governado pelos filósofos. Naturalmente a República de Platão, sendo uma forma perfeita de governo, um governo da Satya-Iuga, não poderia ser realizável em plena Kali-Iuga. Entretanto, os estadistas deveriam pelo menos consultá-la como os navegantes consultavam as estrelas, isto é, como um ponto de referência para se chegar a um destino.

Questão 2

Principais ideias de Karl Marx; Da doutrina socialista, produziu ideias que tiveram grande impacto em todo o mundo, ao longo do século XX. Com um pensamento que abrangeu Teologia História, Literatura, Pedagogia, Antropologia, Economia, Sociologia, Ciência Política, Filosofia, Geografia, Direito, entre outras áreas do conhecimento, trata-se de um pensador que impressiona, seja pelo volume de informação e nível de profundidade, seja pelas duras críticas que impõe ao sistema capitalista como um todo.

Marx sempre foi de levar a diante sua teoria e sua ação, porque condenava a diferença entre teoria e prática. Lutava arduamente para que suas ideias fizessem parte de sua prática cotidiana.

Seus estudos se debruçaram profundamente sobre em todas essas vertentes, que eram constantemente questionadas e revistas. Foi um grande responsável por reorientar todo o debate entre intelectuais na Europa.

Suas ideias de maior destaque foram

  • Valor – conceito que se relaciona ao tempo, qualidade e quantidade de força de trabalho empregada na elaboração de uma tarefa;
  • Trabalho – O homem, por excelência, se trata de um ente que é produtivo. Desse modo, o trabalho é uma peça-chave para sua dignidade, uma vez que se trata de uma potência humana. Entre o valor gerado pelo trabalho empregado pelo indivíduo e qual a remuneração que recebe do empregador capitalista;
  • Luta de classes – tensão imposta pela desigualdade de forças dos grupos sociais, que se dividem entre os proprietários – dos meios de produção – e o proletariado – os trabalhadores em si;
  • Anarquia de produção – a falta de uma organização centralizada, que promova a sinalização do direcionamento para uma produção dentro da sociedade, pode acabar gerando muitas crises.
  • Crises capitalistas – Segundo Marx, esse sistema seria abalado por crises, de tempos a tempos que se caracterizariam tanto por serem estruturais, quanto por sua periodicidade. Após essas instabilidades viria a crise final, acumulando as demais crises, detonando o fim do modo de produção capitalista;
  • Final do sistema capitalista – o grupo de proletários seria maior e, por isso, seus direitos podem prevalecer. Fariam protestos nas ruas, dando início a uma sociedade justa, equilibrada, acabando com a propriedade privada de todos os meios produtivos.

As ideias de Karl Marx são marcantes até os dias atuais, conforme há um aumento de movimentos sociais e sua mobilização por causas como combate à corrupção e fim de privilégios de homens públicos.

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