TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Função Social Da Escola

Casos: A Função Social Da Escola. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/7/2014  •  1.010 Palavras (5 Páginas)  •  325 Visualizações

Página 1 de 5

A FUNÇÃO SOCIAL DA ESCOLA

Vanessa do Canto

Prof.ª Denise Teixeira Daminelli

Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI

Licenciatura em Pedagogia (PED0634) – Prática Módulo II

10/06/13

RESUMO

A escola centrada no pleno desenvolvimento do educando precisa estar buscando maneiras de fazer deste processo educativo algo prazeroso, desafiador. Nesse sentido, o intuito desse trabalho é refletir sobre como esse processo tem acontecido e quais os resultados alcançados até aqui, e ainda, o que é possível ser feito para obter melhores resultados, referindo-se aos atores deste palco: professores, gestores, alunos e comunidade (família), procurando, assim, resgatar a função social da escola. Onde o aluno encontre motivos para estar ali e participar de maneira ativa, dinâmica, construindo seu aprendizado, pois, uma sociedade só é de fato democrática quando os cidadãos que dela fazem parte são em primeiro lugar alfabetizados, reflexivos, com condições reais de exercerem sua participação e cidadania, conhecedores de seus direitos e deveres; e o caminho a ser seguido para chegar a esse patamar é um processo educativo verdadeiramente funcional. O presente artigo menciona sobre os atores do palco da educação e suas atuações.

Palavras-chave: Função social da escola. Alfabetizados. Equipe pedagógica.

1 INTRODUÇÃO

A sociedade tem avançado em vários aspectos, e mais do que nunca é indispensável que a escola acompanhe essas evoluções, que ela esteja conectada a essas transformações, falando a mesma língua, favorecendo o acesso ao conhecimento que é o assunto crucial a ser tratado neste trabalho.

É importante refletirmos sobre que tipo de trabalho é desenvolvido em nossas escolas e qual o efeito, que resultados temos alcançado. Qual é na verdade a função social da escola? A escola está realmente cumprindo ou procurando cumprir sua função, como agente de intervenção na sociedade? Eis alguns pressupostos a serem explicitados nesse trabalho. Para se conquistar o sucesso se faz necessário que se entenda ou e que tenha clareza do que se quer alcançar, a escola precisa ter objetivos bem definidos, para que possa desempenhar bem o seu papel social, onde a maior preocupação – o alvo deve ser o crescimento intelectual, emocional, espiritual do aluno, e para que esse avanço venha fluir é necessário que o canal (escola) esteja desobstruído.

Inicialmente utilizamos à pesquisa bibliográfica, um fundamento teórico em autores renomados na área da Gestão Educacional, onde fizemos uma seleção de citações que alicerçam toda a produção do trabalho.

O trabalho divide-se em títulos e subtítulos que fazem um levantamento de reflexões e constatações de como vem acontecendo o processo de ensino e aprendizagem e ainda a grande importância do gestor escolar e equipe coordenadora para o êxito na aprendizagem significativa do aluno.

Há também sugestões de alcance de bons resultados no desempenho da genuína função social que a escola precisa desempenhar, afinal despertar o gosto pelo saber, pela intelectualidade e proporcionar um ambiente escolar agradável, onde o educando possa se desenvolver como pessoa, é uma significativa função social da escola.

2 A ESCOLA NO PASSADO

A escola é um lugar que oportuniza, ou deveria possibilitar as pessoas à convivência com seus semelhantes (socialização). De acordo com texto do PROGESTÃO – Módulo 1 (2001, p. 23): As melhores e mais conceituadas escolas pertenciam à rede particular, atendendo um grupo elitizado, enquanto a grande maioria teria que lutar para conseguir uma vaga em escolas públicas com estrutura física e pedagógica deficientes.

O país tem passado por mudanças significativas no que se refere ao funcionamento e acesso da população brasileira ao ensino público, quando em um passado recente era privilégio das camadas sociais

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com