TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A HISTÓRIA: CONTEÚDOS E MÉTODOS

Por:   •  2/9/2021  •  Pesquisas Acadêmicas  •  545 Palavras (3 Páginas)  •  107 Visualizações

Página 1 de 3

INSTITUTO EDUCACIONAL TOCANTINS

PROFESSORA: ANDRESSA ALVES DE ARAÚJO

DISCIPLINA: HISTÓRIA: CONTEÚDOS E MÉTODOS

CURSO: PEDAGOGIA                  ANANÁS – TO      

ACADEMICO(A): NAYANE SANTOS

 

Resenha Crítica com base no Cap. 9 “Escola dos Annales e a Nova Escola”

A Revista de Annales ou Escola de Annales teve seu início no século XX no ano de 1920, esse nome ficou conhecido por causa de um grupo de historiados que reuniram em torno de uma revista como o nome de Revista Annales d'histoire économique et sociale (em português, Anais de História Econômica e Social), a mesma tinha uma proposta inovadora para as pesquisas históricas.

Formada por três gerações de escritores que se negava a acredita que a história era apenas guerra e política, foi um processo muito impactante e inovado para época, a primeira geração onde foram descritos as novas perspectivas Marc Léopold Beijamin Bloch foi muito admirado pela sua capacidade de escrita, pois o mesmo estava operava como membro da Resistência Francesa, tinha muitas preocupações na cabeça com familiares e amigos, mas não deixou se abalar pelos problemas, em sua obra o mesmo buscou definir o que era história como também a maneira que deveria trabalha o historiado, para os historiadores de Annales o historiado tinha o papel de compreender. Porém a compreensão dessa sociedade não pode ser alcançada em sua plenitude, esse foi o ponto de grande diferencia da 1ª para 2ª geração.

Formada por Fernand Braudel a segunda geração defenderá a possibilidade da reconstrução da realidade a partir de todas as suas perspectivas, sua função era compreender a relação do homem com o tempo, aqui vermos que essa geração teve grande influência da Sociologia e Geografia, defendidas como ferramentas auxiliares do trabalho do historiador. Sua maior contribuição foi a formulação do conceito de Longa Duração. Para a segunda geração, mais importante do que uma definição de História seria a concepção de uma História de múltiplas faces.

A última geração de Annales se chama a Nova História, que se diferencia da segunda por retomar o foco da História das Mentalidades e por ver a História como uma ciência fragmentária, ou seja, que reconstrói a verdade por meio da construção e da reconstrução de inúmeros diferentes pontos de vista. Nessa geração os pontos fortes é o grande núcleo da História da Cultura, Essa nova geração dos Annales tem o historiador francês Jacques Le Goff como sucessor de Braudel, polêmica e levantada pela terceira geração é a do peso histórico de um acontecimento, o que nos faz pensar sobre o conceito de historicidade. Le Goff é nos apresentar seis conceitos de história que se faz presente até hoje, outro aspecto importante da sua teoria é a relação do presente-passado, também é proposto a igualdade de identidade e cotidiano; colocando ambos como produtos do processo do moto em sociedade, concebendo a própria análise do historiador como produto de seu tempo.

A escola de annales é de suma importância para o processo da história, nela são desenvolvidos conceitos que são usados até os dias atuais para a definição do conceito de história, o combate ao positivismo possibilitou o desenvolvimento de um novo tipo de história que considerasse novas fontes de pesquisa e com um novo tipo de abordagem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (54.5 Kb)   docx (8.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com