TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Historia Da Filosofia

Trabalho Escolar: A Historia Da Filosofia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/10/2013  •  1.700 Palavras (7 Páginas)  •  312 Visualizações

Página 1 de 7

FOLHA DE IDENTIFICAÇÃOI- IDENTIFICAÇÃOINSTITUIÇÃO: Universidade Federal de SergipeENDEREÇO: Av. Marechal Rondon, S/N Bairro: Rosa Elze São Cristóvão–SergipeCEP: 49.100-000CNPJ: 13.031.547/0001-04TELEFONE: (79) 2105-6600SITE: http:// www.ufs.brII- IDENTIFICAÇÃO DO ALUNONOME: Monique Elen Rodrigues de Araújo OliveiraPERÍODO: 10º períodoE-MAIL: monique.ufs@gmail.com.br / monique.elen@tjse.jus.brIII- IDENTIFICAÇÃO DA UNIDADE DE CAMPO DE FORMAÇÃO E DA INSTITUIÇÃOINSTITUIÇÃO: Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania-SEMASCENDEREÇO: Rua Frei Luiz Fernando de Noronha, 42 Conjunto Costa e Silva CEP:49075-270 Aracaju-SETELEFONE: (79) 3218-7816EMAIL: assistencia.social@aracaju.se.gov.brI- CARGA HORÁRIA TOTAL DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM SERVIÇO SOCIAL• Estágio Supervisionado I-120 horas• Estágio Supervisionado II- 135 horas• Estágio Supervisionado III- 195 horasIV- PERÍODO DE REALIZAÇÃO DO ESTÁGIO• Agosto de 2009 a Dezembro de 2010

IDENTIFICAÇÃO DO CAMPO I. NOME DO CAMPO DE FORMAÇÃO/INSTITUIÇÃO: Casa-Abrigo Prof.ª Núbia Marques/Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania-SEMASC II. ENDEREÇO COMPLETO: Não declarado*IDENTIFICAÇÃO DOS SUPERVISORES TÉCNICO E PEDAGÓGICOI- SUPERVISORA TÉCNICANOME: Magna de Sousa Silva MendonçaNÚMERO DO CRESS: 1529- 18ª RegiãoEMAIL: maggna@bol.com.brII- SUPERVISORA PEDAGÓGICANOME: Catarina Nascimento de OliveiraNÚMERO DO CRESS: 822- 18ª RegiãoEMAIL: catarinanoliveira@hotmail.com*Devido a natureza de atendimento da Casa-Abrigo, não é autorizada a divulgação do endereço, com vistas apreservar o sigilo institucional do local e de seu público alvo.

9INTRODUÇÃO O presente relatório intitulado Estágio Supervisionado em Serviço Social I, II e III temo objetivo apresentar as atividades desenvolvidas durante o estágio curricular, que foramdevidamente acompanhadas pela disciplina Laboratório do Ensino da Prática I, II e III. Asquais se destinam a abordar as observações técnicas utilizadas pelo assistente social,correlacionando a teoria com a prática por meio de uma leitura da realidade de cada usuário,bem como das demandas institucionais. Trata-se de um trabalho que traz em seu bojo as dimensões técnico-operativas daprofissão, em que é evidenciada a atuação do assistente social junto à realidade posta em seucotidiano. A experiência de estágio é um momento de muita expectativa, pois é o momento emque os discentes podem observar a prática de sua futura profissão, possibilitando aconcretização da finalização do curso de Serviço Social com a proposta interventiva nainstituição objeto de estudo. A partir daí são lançadas as possibilidades para solucionar asinquietações observadas no espaço do campo de estágio. O estágio é um espaço privilegiado para o contato direto com os usuários e a Políticade Assistência Social, visto que constitui o momento de ampliação de conhecimento eapreensão das técnicas necessárias ao profissional que necessita de um extenso arcabouçoteórico para ler as entrelinhas das demandas emanadas diariamente, remetendo sempre aoefetivo encaminhamento, ou seja, a prática com o respeito à ética profissional e aos direitosdos seus usuários. No âmbito da violência doméstica perpetrada contra a mulher, houve um grandeavanço no seu enfrentamento, principalmente após as manifestações do Movimento Feministana década de 1980, pois a partir desse momento a violência passou a ser considerada umproblema público, atravessando as barreiras de algo privado e sem a intervenção do Estado. Diante do crescimento de ações contra a violência, além das propostas de políticasvoltadas para as mulheres, também foram instituídas as Casas-Abrigos por todo territóriobrasileiro. Em Sergipe, a Casa-Abrigo Profª Núbia Marques destinada ao acolhimento demulheres em situação de violência doméstica, tem desenvolvido o papel de salvaguardar aintegridade física e psíquica das usuárias. Por isso possui endereço sigiloso, devido à naturezaa qual se destina.

10 Constituindo a primeira abertura institucional para o desenvolvimento de estágio, asinformações contidas neste relatório serão de grande utilidade a sociedade e ao meioacadêmico, por ser o primeiro documento que retrata as ações da instituição. Neste sentido o trabalho será desenvolvido em duas partes: o primeiro capítulo com acontextualização do estágio através das expressões da questão social e a política públicaobjeto da instituição; em seguida será apresentado o estudo e análise da instituição, e por fimo Serviço Social na Instituição. Já no segundo capítulo, serão postos o projeto de intervenção,com o inicial planejamento e sistematização das ações para solucionar o problemaidentificado no campo de estágio e em seguida a avaliação dos resultados.

11 CAPÍTULO II- CONTEXTUALIZAÇÃO DO ESTÁGIO1.1 - As expressões da questão social e a política pública objeto da instituição A questão social é a base de atuação do Serviço Social como especializaçãoprofissional, sendo esta produto de uma relação desigual entre as classes sociais, visto queuma detém os meios de produção e outra se submete à venda de sua força de trabalho comomeio de subsistência. Pode-se afirmar que a questão social é resultante da correlação de forças entre Capitalx Trabalho, levando-se em conta o processo de apropriação privada da produção coletiva, ouseja, o trabalhador passa a não possuir a matéria-prima necessária para confecção do produtocomo um todo, sendo alienado no cerceamento do conhecimento, o qual passa a serfragmentado em etapas. Segundo Iamamoto (2001), a análise da questão social é indissociável dasconfigurações assumidas pelo trabalho e encontra-se necessariamente situada em uma arenade disputas entre projetos societários de classes distintas, um atendendo o neoliberalismo eoutra mais universalista. O projeto neoliberal é atribuído aos mínimos sociais, gerando cortes em políticassociais, das perspectivas de universalidade, é o Estado mínimo para o social e máximo para aeconomia, ou seja, a redução dos gastos sociais em detrimento dos econômicos. Já o projetomais universalista prima por uma política social para todos, sem corte dos direitos, ou seja,sem a regressão das conquistas adquiridas ao longo dos anos. A partir da correlação de forçasentre projetos distintos, acirra-se a luta entre os que defendem a restrição de direitos jáconquistados ou a serem solicitados e os que primam pela manutenção da universalização dosdireitos, principalmente para o minoramento das refrações da questão social. Para a autora Iamamoto (2001), a questão social é vista, na perspectiva sociológica,enquanto uma disfunção ou ameaça à ordem e a coesão social, tendo em vista as refrações eas conseqüências por ela desencadeadas. A partir

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com