TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fases da história da filosofia

Artigo: Fases da história da filosofia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/9/2013  •  Artigo  •  668 Palavras (3 Páginas)  •  501 Visualizações

Página 1 de 3

Historia da FILOSOFIA

H

á certas pesquisas que não pertencem propriamente a um único tema. A busca de um conhecimento que trancede o palpável e tangível imediato , bem como, o conceito da subjetividade, ou o mundo da atmosfera da alma, já estava presente e em pauta deste períodos conhecidos como COSMOLÓGICOS ou PRE SOCRATICOS(sec. Vll - V a.c.) , onde se desenvolveu a escola e cenário de pensadores como Tales de Mileto, Pitágoras, Heráclito, etc. Já no período conhecido e rotulado como Antropológico ou Clássico , em que se destaca a busca da verdade e o confronto a temas e ideias mitológicas , que surge no cenário da filosofia grandes personagens e suas escolas filosóficas Socrates,Platão e Aristóteles fazendo justificar o significado do termo FILOSOFIA que é composta de palavras gregas Philo e Sophia ( Philo deriva-se de Philia que significa amizade, amor ,fraterno respeito entre os iguais e SOPHIA que quer dizer sabedoria e dela vem a palavra SOPHO-sábio) . Assim, FILOSOFIA foi definido por ARISTOTELES como “ Totalidade do saber possível que não tenha de abranger todos os objetivos tomados em particular” . DESCARTES : ”Como o saber que averigua os princípios de toda a ciência” . LOCKE : “ a visão critica de toda a experiência” . PITAGORAS DE SAMOS: “ a sabedoria completa pertence aos deuses, mas que os homens podem deseja-las e ama-las, tornando-se filosofo”.

Seguir e viajar pela história da filosofia é seus iluminados astros é algo estupendo à medida que o tempo avançava, foram surgindo novos questionamentos e a busca de respostas deram a oportunidade a grandes pensadores formarem suas escolas que vão se destacar desde o sec.Vll AC com a escola de HERACLITO PITAGORAS , que desenvolveu a busca pelo principio e depois o período ANTROPOLÓGICO ou CLASSICO, com a busca pela verdade e a ação pragmática em que SOCRATES , PLATÃO, ARISTOTELES cobriram o período do sec. V –lV ac.

Já no sec. lV a.c. – l d.C. a busca de princípios racionais fundamentara a base da razão ética e foram temas discutidos por EPICURO,ZENÃO DE CÍCIO,MARCO AURÉLIO. Enfim surge um período de transição etco-religioso sec.ll-lll dc, onde a busca por princípios religiosos passaram a ser a base das ações éticas, seus pensadores entre eles os de Alexandria : FILON, CLEMENTE E ORIGENES.

Já no sec.lV D.C. ate o sec. lX D.C. AGOSTINHO de Hipona TITO FLAVIO e BOÈCIO protagonizaram os temas da teologia Cristã e Filosofia Grega. Temas dos quais no sec. lX – XIV d.C. seriam discutidos em busca de equacionar fé e razão ; Ocasião em que o mundo filosófico teria no cenário grandes personagens filosóficos e teólogos como SÃO TOMAS DE AQUINO,GUILHERME DE OCKHAM.

A cada período conforme a inquietação humana , dava-se tema cada vez mais profundos ou necessários , nos quais abriam o mundo para novos personagens da filosofia e suas escolas que se seguiam como o RENASCIMENTO sec. XlV –XVl ( o homem como centro), RACIONALISMO sec. XV - XVlll DESCARTES, SPINOZA(consolidação da ciência moderna), períodos contemporâneos e pôs modernos sec. XX com temas: A existência e seu problemas, limites da ciência e a exploração do inconsciente , ocasião em que Freud,Lacan,Jung abririam fortes teorias sobre o inconsciente , e formariam uma gama de temas que seriam discutidos na psicanálise, que serviriam como base em todo o mundo , inclusive no desenvolvimento da psicologia no Brasil que pode ser divida em quatro períodos: pré-institucional (até1833), institucional (1833-1934), universitário (1934-1962) e profissional (1962 _ ).

MITO

NASC. FILOSOFIA

FILOSOFIA MEDIEVAL

RENASCENÇA FILOSOFIA

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com